12/11/2025
12/11/2025 17h31
Por Conasems
No próximo sábado (15/11), tem início o prazo para adesão municipal ao projeto Aperfeiçoamento da Prática em Coordenação do Cuidado a partir da Atenção Primária à Saúde, parceria entre Conasems, Secretária de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS) e A.C. Camargo Cancer Center. O período de adesão vai até o dia 30 de novembro (30/11).
Nesta etapa, secretárias e secretários municipais de saúde são responsáveis por aderir seus municípios ao projeto por meio do e-Gestor APS. Somente com a adesão, trabalhadores do Sistema Único de Saúde poderão se inscrever na iniciativa entre os dias 10 e 29/12.
O projeto tem como público-alvo as equipes da Rede de Atenção à Saúde, preferencialmente da APS, mas não exclusivamente: profissionais da Vigilância em Saúde, Atenção Especializada em Saúde e outros de nível médio e superior também podem participar.
O Conasems preparou um documento com todos os detalhes e dúvidas que o gestor pode ter no momento de realizar a adesão municipal. É possível acessar e baixar a íntegra do passo a passo aqui.
Como fazer a adesão municipal?
Acesse o eGestor APS, por meio do seu perfil no Gerencia APS. Neste, será possível selecionar a adesão ao Aperfeiçoamento da Prática em Coordenação do Cuidado a partir da APS.
Após 90 dias sem uso do sistema eGestor, o acesso é suspenso.Mas não se preocupe: verifique se o seu acesso está ativo e, caso não esteja, peça para o profissional que tem o perfil de coordenação da APS ou entre no e-Gestor utilizando o perfil do Fundo Municipal de Saúde e reative.
Sou novo(a) na gestão municipal e não tenho acesso ao eGestor APS. O que fazer? Clique aqui.
O projeto
Esta iniciativa será executada à distância por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Conasems, em formato autoinstrucional, permitindo a conclusão modular – com certificação a cada disciplina concluída – e integral – quando finalizado o aperfeiçoamento como um todo.
Ao todo, o projeto tem duração de 22 meses, com carga horária total de 360 horas, distribuídas em 37 disciplinas e 15 módulos temáticos. A certificação de conclusão do aperfeiçoamento se dará quando 70%, no mínimo, for alcançado nas atividades propostas.
Veja também o vídeo explicativo sobre o processo de adesão municipal: