14/11/2025
14/11/2025 15h37
Por Conasems

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) participou do 37º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná, evento promovido pelo Cosems-PR e realizado em Foz do Iguaçu (PR) entre os dias 11 e 14 de novembro. O evento reuniu mais de 1.6 mil participantes de 24 estados e 298 municípios.
Hisham Hamida, presidente do Conasems, fez parte da cerimônia de abertura desta edição do congresso que, neste ano, trouxe o tema "Municípios inteligentes, saúde eficiente: desafios e perspectivas para o futuro do SUS no Paraná" para o centro da discussão. Ele participou também do debate da mesa "Regionalização no SUS: das normativas à prática, caminho em construção", e outras atividades.
“Este é um momento de trocas de experiências entre os municípios do Paraná e também de pessoas de outros estados do país. Acredito que [um evento como esse] enriquece a discussão e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Nós tivemos a oportunidade de debater a regionalização e outros temas de suma importância, então penso que momentos como esse são fundamentais para a consolidação do SUS, todo esse processo, com certeza, traz benefícios para toda a população”, comentou.

Na programação, o congresso contou também com a 2ª Mostra de Experiências Exitosas do Paraná, além do encontro de Coordenadores de Apoio da Rede Conasems-Cosems, e estiveram presentes diretores, assessores e apoiadores do Cosems-PR, representantes do Conasems, Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, instituições de ensino, pesquisadores e técnicos do SUS de todo o Brasil.
Em entrevista, ao ser questionado sobre os desafios do Sistema Único de Saúde e, em específico, sobre a desinformação, Hisham afirmou que um dos pontos mais sensíveis da cadeia é o da efetividade da comunicação em saúde.
“Como fazer [a informação correta] chegar à população de fato? Qual é a necessidade dela? Quais as nossas responsabilidades? Acredito que esse é o grande desafio desse século: o uso das tecnologias, sejam as redes sociais, os celulares, têm levado a informação a uma velocidade muito rápida, nem sempre com o aprofundamento necessário”, comentou.

Em outra pergunta, o presidente do Conasems foi questionado acerca das expectativas para o futuro a partir das discussões levantadas ao longo da 37ª edição do Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná – e de eventos de saúde pública dessa natureza.
“Por exemplo, tivemos experiências exitosas apresentadas que servirão de exemplo para outros municípios. Essa e outras discussões vão voltar para o território e serão transformadas em ações e benefícios para a população. E, quando falo em benefício, falo de acesso em tempo oportuno e conscientização”, completou.
Para mais informações, acompanhe também o site e as redes sociais do Cosems do Paraná. Crédito das imagens: Cosems-PR.