17/11/2025
17/11/2025 16h21
Por Maria Luíza Diniz - Conasems

Gestores de saúde de todo o Brasil já podem fazer a adesão municipal e estadual ao Aperfeiçoamento da Prática em Coordenação do Cuidado a partir da Atenção Primária à Saúde, iniciativa do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) junto à Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS) e ao A.C. Camargo Cancer Center. Os secretários de saúde poderão aderir ao projeto até o dia 30 de novembro.
Apenas os gestores de saúde que fizerem a adesão dentro do prazo pelo e-Gestor APS, poderão proporcionar aos profissionais de saúde de seus territórios o acesso a 22 meses de aulas virtuais, gratuitas e autoinstrucionais pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Conasems. A expectativa é de que mais de 450 mil profissionais de saúde façam o aprimoramento.
Serão 360 horas de conteúdo distribuídas em 37 disciplinas e 15 módulos temáticos. A certificação de conclusão do aperfeiçoamento se dará quando 70%, no mínimo, for alcançado nas atividades propostas. O presidente do Conasems, Hisham Hamida, explica que “esta é uma iniciativa de abrangência nacional para que os profissionais de saúde do país estejam alinhados a promover o melhor atendimento possível à população, desde o primeiro contato com o SUS. Acreditamos que o Aperfeiçoamento irá revolucionar a experiência do paciente com o sistema de saúde”.
Como fazer a adesão municipal?
> Acesse o e-Gestor APS, por meio do seu perfil no Gerencia APS. Neste, será possível selecionar a adesão ao Aperfeiçoamento da Prática em Coordenação do Cuidado a partir da APS.
> Após 90 dias sem uso do sistema e-Gestor, o acesso é suspenso. Mas não se preocupe: verifique se o seu acesso está ativo e, caso não esteja, peça para o profissional que tem o perfil de coordenação da APS entre no e-Gestor utilizando o perfil do Fundo Municipal de Saúde e reative.
Sou novo(a) na gestão municipal e não tenho acesso ao e-Gestor APS. O que fazer?
> Se você é um secretário ou secretária que chegou recentemente no município e está sem acesso ao e-Gestor, solicite a troca de senha.
> Para fazer essa alteração, é necessário ter acesso ao e-mail cadastrado do Fundo Municipal de Saúde. Para isso, basta entrar no site do Fundo Nacional de Saúde e solicitar uma nova senha.
> Caso você não tenha mais acesso a este e-mail, entre em contato com o Fundo Nacional de Saúde por meio do 0800 644 8001.
O Aperfeiçoamento:
A intenção do Aperfeiçoamento é tornar a Atenção Primária ainda mais resolutiva, de modo que o sistema de saúde seja coordenado a partir do primeiro contato do usuário com o SUS. Dessa forma, a maioria das queixas poderão ser solucionadas em um primeiro momento garantindo o bem estar do paciente com mais agilidade.
A Atenção Primária é a porta de entrada do usuário no Sistema Único de Saúde, atuando principalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde, atendendo a maior parte das necessidades da população.
O projeto tem como público-alvo as equipes da Rede de Atenção à Saúde, preferencialmente da APS, mas não exclusivamente: profissionais da Vigilância em Saúde, Atenção Especializada em Saúde e outros de nível médio e superior também podem participar.