25/11/2025
25/11/2025 15h56
Por Estefany Bonifácio, sob supervisão de Mateus Vidigal

Uma iniciativa voltada ao cuidado das comunidades indígenas de Caarapó, no Mato Grosso do Sul, contribuiu para reduzir o alto índice de casos de dengue no município. O projeto, intitulado “Fortalecendo a imunização: estratégias colaborativas para proteger as comunidades indígenas de Caarapó contra a dengue”, promoveu a vacinação de jovens indígenas de 10 a 14 anos contra a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
A ação surgiu após o aumento significativo de casos de dengue em uma das aldeias da região. Para enfrentar o problema, a equipe intensificou a estratégia de imunização voltada à população indígena que, inicialmente, era focada no público jovem, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Polo Base do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/MS).
O DSEI/MS, integrante do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SASI-SUS), é responsável por garantir atendimento universal e integral à população indígena, de forma diferenciada e descentralizada. Atualmente, o Distrito assiste indígenas em diversas aldeias distribuídas por 32 municípios do estado. Caarapó é um desses polos-base.
A experiência bem-sucedida é retratada no terceiro episódio da 2ª temporada de webdocumentários do Projeto ImunizaSUS.
Com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) indígenas e da Unidade Básica de Saúde local, o projeto garantiu não apenas a vacinação, mas também ações educativas. Orientações sobre saúde foram levadas a áreas remotas e de difícil acesso, ampliando o alcance das ações nas aldeias.

O autor do projeto, Francisco Júnior, destacou a relevância da descentralização dos serviços de saúde. “Esse já era um trabalho que vínhamos realizando com outras vacinas há vários anos. Sempre reforçamos como a imunização é importante para a proteção de toda a comunidade”, afirmou.
A enfermeira Adelina Toniazzo, integrante do Polo DSEI de Caarapó, explicou como o trabalho foi conduzido: “Primeiro fizemos uma ação de educação em saúde, com orientação sobre a limpeza de terrenos. Logo depois, o Ministério da Saúde liberou a vacinação”, comentou.
O novo episódio estreia nesta terça-feira (25/11), às 18h, na TV Mais Conasems e no canal do Conasems no YouTube: