10/12/2025
10/12/2025 18h29
Por Estefany Bonifácio sob supervisão de Maria Luíza Diniz - Conasems

Ocorreu, na última segunda-feira (08/12), em Brasília (DF), o Segundo Encontro Nacional de Articulação Interfederativa e Participativa no SUS, evento que integra a agenda de apoio institucional voltada ao fortalecimento do Programa Agora Tem Especialistas. O seminário contou com a presença do o presidente do Conasems, Hisham Hamida e reuniu representantes de diferentes instituições para dialogar sobre o papel do apoio institucional na implementação de políticas e programas estratégicos prioritários do Ministério da Saúde.
O encontro também reforçou o compromisso com a ampliação e a qualificação da atenção especializada no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da mobilização de diversos atores nos territórios. Participaram do seminário representantes das secretarias do Ministério da Saúde, do Conass e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Durante o evento, Hisham Hamida destacou a relevância do apoio institucional como elemento central para o avanço das ações em saúde de forma qualificada e que chegue a todos os territórios.
Segundo ele, a presença do Ministério da Saúde no território começa antes do apoio, que é o papel da intendência e reforça que esse é um dos pilares para fortalecer o apoio e a credibilidade em programas estruturantes como o Agora Tem Especialistas. “Nós só vamos conseguir ter esse sucesso se houver trabalho em conjunto, credibilidade com transparência e construção”.
Hisham também ressaltou que, diante do desafio de um programa tão inovador, é fundamental manter a serenidade e reforçou que a iniciativa deve complementar a rede e não desorganizá-la. “O fortalecimento do grupo condutor é o que vai ser essencial para que a gente consiga levar esse acesso”, afirmou.