Logo do ConasemsLogo do SUS

16/12/2025

Estreia: nova temporada de webdocs Brasil, aqui tem SUS está disponível!

16/12/2025 18h31

Por Estefany Bonifácio sob supervisão de Maria Luíza Diniz - Conasems

Nesta terça-feira (16/12), o Conasems realiza a estreia da nova temporada de Webdocs da 20ª Mostra Brasil, Aqui tem SUS! 

No município de Ouriçangas, na Bahia, gestantes da região eram transferidas para outros municípios para a realização dos partos de forma adequada. Os partos só eram realizados em Ouriçangas quando a gestante já se encontrava em trabalho de parto expulsivo.

O projeto “Pré-natal: principal estratégia para um parto seguro no município de Ouriçangas/BA” surgiu para acolher as demandas relacionadas ao cuidado adequado das gestantes e mulheres da região no momento da chegada de seus bebês. Antes do projeto, cerca de 24 partos foram realizados entre 2016 e 2017. Em 2020, esse número aumentou para aproximadamente 138 partos em um município com cerca de 8 mil habitantes.

A iniciativa faz parte da nova temporada de webdocumentários do Brasil, Aqui Tem SUS, que apresenta experiências exitosas premiadas na 20ª Mostra Brasil, Aqui Tem SUS.

Raimundo Nogueira, secretário municipal de Saúde de Ouriçangas (BA), relata que, devido à falta de estrutura do Hospital Municipal Nair Nogueira, onde havia apenas um médico “diversas vezes as gestantes ganhavam o neném dentro de um carro pequeno”.

Ticiana Marques, enfermeira e autora do projeto, conta que, ao chegar ao município, foi convidada a conhecer o local onde seria realizada a assistência e o acompanhamento dos partos da região. “A sala tinha dois leitos hospitalares, uma mesa com algumas coisas em cima e um ambiente totalmente mofado.” A situação levou a enfermeira a refletir sobre como seria possível realizar o acompanhamento e o cuidado adequados durante o trabalho de parto. “Não tem médico obstetra, não tem pediatra, nem anestesista.”

Após essa avaliação, a enfermeira passou a criar estratégias, utilizando cartazes informativos para humanizar o ambiente, além de capacitar e orientar a equipe para viabilizar o funcionamento do projeto.

Atualmente, a gestante consegue realizar todo o processo de cuidado desde o início da gravidez. Laíne Silva de Oliveira, coautora do projeto e Pedagoga destaca que “a gestante realiza o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde. Ela cria vínculo e mantém contato com as enfermeiras da Atenção Básica e com a enfermeira obstetra do hospital, podendo, antes de parir, conhecer o local e a equipe.”

Para mapear as gestantes da região, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) auxiliaram no processo por meio de visitas domiciliares. Graciane Lima da Paz explica que esse trabalho facilita o acesso das gestantes aos serviços de cuidado, como o pré-natal.

“Eu ligo para as Unidades Básicas de Saúde, agendar diretamente com a enfermeira responsável pelo pré-natal. Ela coloca na agenda, me passa a data, e assim conseguimos organizar o atendimento”, destacou.

O episódio da 8ª temporada do Brasil, Aqui Tem SUS estreia nesta terça-feira (16/12), às 18h, no canal do Conasems no YouTube e na programação da TV Mais Conasems.