19/12/2025
19/12/2025 11h23
Por Mais Conasems
A 6ª edição do Saúde Sem Fronteiras é sobre a Gestão do Cuidado de Condições Crônicas. Entre os temas em debate, estão a organização do cuidado, a regionalização e integração de práticas preventivas e de manejo das doenças crônicas, bem como as estratégias de capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde nas Américas. Participam desta edição o coordenador técnico do Conasems, Daniel Resende Faleiros, e o diretor da Organização Pan-Americana da Saúde, Jarbas Barbosa.
As doenças e os agravos não transmissíveis representam a maior causa de morbimortalidade no Brasil e no mundo. Um relatório da OPAS apontou que, em 2019, as doenças crônicas não transmissíveis foram a principal causa de morte nas Américas, com uma taxa de 412 óbitos por 100 mil habitantes. Nesta edição, Jarbas destaca as estratégias da OPAS em busca da reversão deste quadro. Já Daniel explica como essa situação impacta no trabalho dos profissionais do SUS e o que pode ser feito no âmbito do nosso Sistema Único de Saúde.
O aperfeiçoamento de práticas por meio da educação permanente, a necessidade de integrar tecnologias digitais à gestão do cuidado e o papel da Atenção Primária na reorganização do cuidado das doenças crônicas não transmissíveis também são destaques do Saúde sem Fronteiras 6, que vai ao ar nesta quinta-feira (18), 18h, em todos os canais do Conasems.
Com uma forma inovadora de falar sobre saúde pública, a série Saúde sem Fronteiras traz diferentes perspectivas e reflexões sobre práticas internacionais, além de análises comparativas com a realidade do SUS. Especialistas de diversos países e instituições renomadas discutem questões de saúde que fazem parte da rotina de profissionais e gestores brasileiros.