06/01/2026
06/01/2026 13h28
Por Estefany Bonifácio de Oliveira, sob supervisão de Mateus Vidigal

Com cerca de 110 mil habitantes, o município de Erechim, no Rio Grande do Sul, tornou-se cenário para o desenvolvimento de uma política pública de saúde mental de base comunitária.
A iniciativa “Meliponicultura, meio ambiente e saúde mental: a instalação de meliponários como estratégia de reabilitação psicossocial” utiliza o cultivo de abelhas como recurso terapêutico como parte no cuidado e tratamento psicossocial. A proposta dialoga diretamente com o perfil da região, que apresenta forte atividade agrícola.
O projeto integra a nova temporada da série de webdocumentários que apresenta experiências exitosas premiadas na 20ª Mostra Brasil, Aqui Tem SUS.

A iniciativa começou em 2021, quando Valdete Klein, meliponicultora e oficineira, foi convidada pela autora do projeto e psicóloga, Juliana Deboni, a ministrar uma oficina no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. Na ocasião, levou uma caixa de abelhas sem ferrão, que foi doada e marcou o começo do projeto.
No contexto da saúde mental, valdete destacou que: A meliponicultura se apresenta como uma tecnologia de reabilitação psicossocial e de cuidado, pois estimula o vínculo com a natureza, promove a preservação do meio ambiente, valoriza os saberes populares e fortalece o protagonismo, a autonomia dos pacientes de forma humanizada.
Atualmente, o projeto conta com a participação de mais de 100 usuários, envolvendo cerca de 20 colmeias (meliponários) em funcionamento. As atividades incluem a produção de mel e derivados, oficinas educativas e a participação em eventos e feiras regionais, ampliando o reconhecimento da iniciativa.

Meliponicultura e apicultura: qual a diferença?
Juliana Deboni, autora do projeto, ressalta o impacto simbólico e prático da iniciativa: Ao cuidar das abelhas, a pessoa cuida de si, da comunidade e do meio ambiente. É cuidar do mundo.
O secretário municipal de Saúde, Viane Mueller, destaca que se trata de uma política pública de custo irrisório diante dos benefícios entregues à população.
O episódio da 8ª temporada do Brasil, Aqui Tem SUS estreia nesta terça-feira (06/01), às 18h, no canal do Conasems no YouTube e na programação da TV Mais Conasems.