13/02/2026
13/02/2026 11h40
Por Maria Luíza Diniz - Conasems

Na última quinta-feira (12/02), o Conasems manteve sua agenda de reuniões em São Paulo (SP) para visitar parceiros do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), com o intuito de aprofundar panorama dos projetos atualmente desenvolvidos pelos hospitais de excelência e dialogar sobre prioridades institucionais para o próximo triênio do programa que se inicia em 2027. Representantes do Conselho foram à Faculdade da Beneficiência Portuguesa de São Paulo e foram recebidos pela Coordenadora de Projetos PROADI-SUS da instituição, Cinthia Costa e outros representantes da instituição.
Representaram o Conasems, o presidente do Conselho, Hisham Hamida, o secretário executivo, Mauro Junqueira, o Coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Projetos Estratégicos ( NAPES ), Nilo Bretas e o Consultor do Conasems Eduardo Gonçalves.
O Proadi-SUS é uma iniciativa que busca fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de uma parceria estratégica entre o Conasems, Ministério da Saúde e Hospitais filantrópicos de reconhecida excelência no país. Ao incentivar a troca de conhecimento e o investimento em projetos de assistência à saúde, pesquisa, inovação, educação e gestão, essa colaboração permite que o SUS ofereça serviços de saúde cada vez mais qualificados e acessíveis à população.
Projetos PROADI-SUS
No âmbito do programa, Conasems e parceiros desenvolvem diversos projetos em prol do desenvolvimento do Sistema único de Saúde.
Saúde Redes
Visa organizar e qualificar o SUS por meio da formação de Redes de Atenção à Saúde (RAS), focando na Atenção Básica como coordenadora, e integrando os municípios para melhorar a gestão e o acesso ao cuidado, usando uma metodologia de ciclos de diagnóstico, priorização e implementação de estratégias regionais.
Rede CONASEMS COSEMS Estabelece rede de colaboração e articulação que envolve o Conasems e os Cosems de todo o Brasil, visando fortalecer a gestão descentralizada do SUS.
Educa DTN - VE
Oferece formação técnica para trabalhadores e gestores do SUS, ampliando seu raciocínio epidemiológico e fortalecendo estratégias para enfrentamento das DTNs em eliminação no Brasil, como hanseníase, tracoma, oncocercose, esquistossomose e geo-helmintíases, além de zoonoses e doenças infecciosas prevalentes, como arboviroses, malária, Covid-19 e síndromes gripais.
Fortalece Redes Visa capacitar gestores municipais das redes de Atenção Básica (AB) e Urgência e Emergência (UE) em todo o Brasil, fortalecendo a formação contínua em gestão e coordenação dos serviços de saúde, promovendo a qualificação do cuidado, a organização das redes de atenção e a implementação de práticas eficientes e integradas no SUS.
Coordena APS Visa fortalecer a atuação das equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) no SUS através da elaboração e implementação de planos de cuidado compartilhados, construídos de forma colaborativa e dinâmica, envolvendo não apenas os profissionais de saúde das diversas categorias, mas também o usuário e, quando pertinente, sua família ou rede de apoio.
Cuidado SeguroVisa aumentar a adesão das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos às Metas Internacionais de Segurança do Paciente (MISP), para fortalecer a cultura de segurança e qualidade na assistência hospitalar.
Projeto SantaVisa preparar os hospitais filantrópicos com mais de 100 leitos para a Certificação em Práticas Fundamentais ou para a Acreditação ONA Nível 1, com vistas à melhoria contínua da qualidade assistencial e da segurança do sistema hospitalar.