13/02/2026
13/02/2026 17h25
Por Mais Conasems
Novo epispodio do Estação SUSé aborda o componente de qualidade e o uso dos sistemas de informação para a Atenção Primária à Saúde (SIAPS). Em debate, o monitoramento como ferramenta para qualificar a gestão, a coordenação do cuidado e a organização dos serviços. No videocast, o consultor técnico do Consems, Stanley Mendes Fonseca, recebe a diretora do Departamento de Estratégias, Acreditação e Componentes
da Atenção Primária (DEAPS-MS), Audrey Fischer, e assessor técnico da Coordenação-Geral de Saúde da Família e Comunidade (MS), Félix Júnior.
Instituída pela Portaria GM/MS 3.493/2024, a nova metodologia de cofinanciamento federal do Piso de Atenção Primária à Saúde no âmbito do SUS trouxe uma abordagem mais ampla para o componente de qualidade, principalmente ao incluir novos indicadores e variáveis para mensuração de dados. “Os indicadores trazem diretrizes para poder qualificar a atenção que é prestada, como também organiza o processo de trabalho do cotidiano das equipes. É uma chave que a gente acaba virando para qualificar a atenção à nossa população” explica Félix sobre o papel desse novo formato como indutor de boas práticas para as equipes de saúde.
“A gente está conseguindo rastrear cada um dos cuidados que foram feitos para uma mesma pessoa, ao invés de só mensurar o número de testes que a gente realizou. Estamos vendo quantas pessoas a gente conseguiu acompanhar adequadamente. Essa mudança é importante. Ela vai acompanhada com uma narrativa, com uma preocupação de que a gente vá acompanhando essas evoluções que os sistemas nos permitem”, ressalta Audrey, sobre o registro e o monitoramento dos indicadores no sistemas de informação da APS.
No programa, os especialistas apresentam ainda uma abordagem prática sobre a inserção de dados e informações no SIAPS. Comentam também sobre fluxos, perfis de acesso, análise de dados. Por fim, esclarecem dúvidas frequentes sobre a metodologia atual de cofinanciamento federal que estabeleceu novos indicadores para avaliar o trabalho das equipes de saúde.
Confira o novo episódio do Estação SUS sobre “Componente Qualidade: como monitorar, melhorar e garantir resultados”, em todos os nossos canais, do Conasems. O Estação SUS é uma produção do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde para informar e esclarecer dúvidas de gestores e técnicos da saúde sobre boas práticas no SUS. O videocast é conduzido pelos próprios integrantes técnicos do Conselho.