Logo do ConasemsLogo do SUS

24/06/2026

Diretores do Conasems debatem qualificação em insulinoterapia, vacinação contra a dengue e pautas estratégicas para os municípios

24/06/2026 16h57

Fotos: Ascom Conasems

Reunião discutiu e pactuou ações voltadas ao fortalecimento da gestão municipal do SUS e à preparação de temas prioritários da agenda interfederativa.

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) realizou, nesta quarta-feira (24), mais uma reunião de sua Diretoria Executiva, em Brasília (DF). Ao longo de todo o dia, diretores, presidentes de Conselhos e membros da Rede COSEMS discutiram temas estratégicos para a gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS), com destaque para a qualificação dos profissionais de saúde em insulinoterapia e os avanços relacionados à vacinação contra a dengue. O encontro também serviu para alinhar posicionamentos e preparar debates que serão levados à próxima Comissão Intergestores Tripartite (CIT).  

A programação contou com apresentações técnicas e debates voltados ao fortalecimento da atenção à saúde nos territórios. Um dos principais assuntos discutidos foi a capacitação de profissionais de saúde para o manejo adequado da insulinoterapia, iniciativa considerada estratégica para ampliar a qualidade do cuidado às pessoas com diabetes e apoiar os municípios e os profissionais de saúde na organização das linhas de cuidado.

Durante a reunião, os diretores também debateram aspectos relacionados à vacinação contra a dengue, incluindo os desafios enfrentados pelos municípios para ampliar o monitoramento do vacinado, as condutas para Serviços de Saúde, além de sintomas e sinais de alarme em casos de eventos adversos. 

As discussões reforçam a importância da atuação conjunta entre municípios, estados e União para enfrentar desafios que impactam diretamente a saúde da população. Temas como educação permanente dos profissionais, imunização e fortalecimento da atenção básica permanecem entre as prioridades da agenda municipalista em saúde.

Ao final do encontro, os dirigentes destacaram a necessidade de manter o diálogo permanente entre os gestores municipais para compartilhar experiências, construir soluções conjuntas e fortalecer o SUS nos diferentes territórios do país. Para o secretário-executivo do Conasems, Mauro Junqueira, o encontro reforça a importância do alinhamento entre os municípios. “Foi um dia de muito trabalho e de muitas discussões extremamente produtivas para a saúde pública e para os secretários municipais de saúde”, afirmou. “Fizemos, também, um importante alinhamento de pautas para a CIT, o que sempre é um ponto positivo nesses encontros”, finalizou. 

O encontro também tratou de ajustes voltados ao XXXIX Congresso do Conasems. O evento, que é o maior de saúde pública do mundo, acontece entre os dias 12 e 15 de julho, em Porto Alegre (RS).