25/06/2026
25/06/2026 15h27
Construídas de forma participativa, as diretrizes nacionais orientam estados e municípios na organização das ações de prevenção, diagnóstico e cuidado às pessoas que vivem com HIV.
O programa Estação SUS debateu as diretrizes nacionais para eliminar o HIV como problema de saúde pública no Brasil até 2030. O episódio contou com a participação do médico sanitarista Artur Kalichman, coordenador-geral de Vigilância do HIV e Aids do Ministério da Saúde.
Durante a entrevista, o especialista explicou que a estratégia brasileira está alinhada aos compromissos internacionais de saúde e tem como meta alcançar o chamado "95-95-95": diagnosticar 95% das pessoas que vivem com HIV, garantir tratamento para 95% delas e fazer com que 95% das pessoas em tratamento alcancem carga viral indetectável.
O programa destacou que o SUS oferece gratuitamente testes rápidos, tratamento antirretroviral, profilaxias para prevenção, preservativos e acompanhamento especializado em todo o país.
Outro tema abordado foi a construção participativa das Diretrizes Nacionais para Eliminação do HIV como Problema de Saúde Pública, elaboradas com a contribuição de estados, municípios, movimentos sociais e pessoas que vivem com HIV.
A conversa também apresentou as oficinas estaduais promovidas pelo Ministério da Saúde para apoiar a elaboração de estratégias locais, definir metas e fortalecer a organização da rede de cuidado nos territórios.
Segundo o especialista, o principal desafio atual é garantir que as pessoas diagnosticadas permaneçam em tratamento, superando barreiras relacionadas à pobreza, ao estigma e à discriminação.
O programa ainda destacou uma importante conquista do país: a certificação da eliminação da transmissão vertical do HIV como problema de saúde pública — quando a infecção é transmitida da gestante para o bebê —, resultado do fortalecimento das ações de prevenção e cuidado desenvolvidas pelo SUS.
Assista ao programa completo no Conasems Play e no YouTube.