05/09/2022
05/09/2022 16h44 - Atualizada em 05/09/2022 16h44
Você sabia que cerca de 92% dos casos de mortalidade materna na gestação, parto ou puerpério poderiam ter sido evitados? Com o objetivo de contribuir na redução deste dado e garantir assistência de qualidade às gestantes e puérperas, o Hospital Israelita Albert Einstein, em parceria com o programa da MSD para Mães, oferece, gratuitamente, o treinamento virtual “Onda de Melhoria Rápida em Saúde Materna”. O curso é dedicado às instituições de maternidade e aos profissionais de saúde da obstetrícia do Brasil, com aulas de médicos e enfermeiros especialistas em saúde materna.
As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de setembro pelo site onde você também confere a programação completa do treinamento.
As aulas, que começam a partir do dia 22 de setembro, irão abordar os temas:
– Aula sobre a metodologia do Modelo de Melhoria e ciclos de PDSA
– Estratégias de mudança (ideias de implementação) e de medição (indicadores)
– Sessões virtuais de mentoria com corpo docente especializado
– Exemplos práticos de Instituições, estudos de caso e lições aprendidas de projetos
– Sessões sobre abordagem de cuidados equitativos e respeitosos
– Roteiros e ferramentas personalizados para apoiar a implementação de pacotes e construir habilidades de melhoria
– Conexões com outros profissionais, organizações e comunidades que realizam trabalhos semelhantes
– Acesso aos conteúdos, aulas e material educativo
Público-alvo:
Médicos, enfermeiros, líderes e outros profissionais de saúde de Maternidades, unidades ou serviços que prestam cuidado à saúde materna, em todo o ciclo gravídico-puerperal.
Datas das aulas, das 15h00 – 16h30
Aulas: 22/09, 29/09, 06/10, 13/10, 20/10 e 27/10
Mentorias: 26/09, 03/10, 10/10, 17/10, 24/10 e 31/10
Mais sobre o curso:
Essa iniciativa gratuita, realizada pelo Escritório de Excelência Einstein e com apoio do Programa MSD para Mães, visa apoiar as estratégias de segurança no cuidado obstétrico e redução da morbimortalidade materna realizadas das instituições de saúde, em todos os níveis de atenção. Através de sessões virtuais de aprendizado intercaladas com sessões de mentoria, a proposta fornecerá ideias de mudança e conhecimento para mudanças de processos na identificação e manejo precoce das principais condições que mais ameaçam à vida das gestantes e puérperas, como hemorragia pós-parto, pré-eclâmpsia e sepse, bem como ferramentas de qualidade, discussão de casos, proposta de indicadores e metodologias de implementação e melhoria.