15/02/2023
15/02/2023 15h12
Curso será realizado em modalidade de educação à distância para médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS)
No Brasil, cerca de 16 milhões de pessoas convivem com o diabetes, sendo o quinto país com a maior incidência da doença no mundo, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes. Nos últimos 30 anos, o número de adultos que vivem com diabetes nas Américas mais que triplicou, de acordo com novo relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Pensando em capacitar profissionais para ajudar na contenção desse problema de saúde pública, o Conasems, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, oferece curso gratuito de educação continuada, em modalidade de educação à distância, para médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS).
O curso, voltado para o atendimento ao indivíduo com diabetes mellitus tipo 2 (DM2), é autoinstrucional (sem a participação de tutoria), composto por quatro aulas com carga horária total de 40 horas. As aulas serão compostas por elementos como teleaula, aula interativa, materiais complementares e exercícios de fixação do conteúdo. Ao final do programa, será emitido certificado de participação pelo Conasems.
“Este é o primeiro curso do Programa Educa CONASEMS, direcionado para a qualificação de equipes multiprofissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde. Esta iniciativa busca responder às necessidades de mudança na atenção à saúde dos brasileiros, com ênfase no aperfeiçoamento das práticas clínicas e aprimoramento do processo de trabalho. O programa será implantado em conjunto com entidades parceiras, e nesse primeiro curso, contaremos com o apoio da AstraZeneca para abordarmos o atendimento ao diabetes mellitus tipo 2, que tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Por meio da parceria, teremos práticas transformadoras que melhoram a resolutividade do cuidado e que tenham efetividade, mudando a qualidade de saúde e de vida da população”, comenta Wilames Freire, presidente do Conasems
“Para a AstraZeneca, ser a primeira parceira dessa iniciativa que contribui para a educação de profissionais da saúde é uma grande satisfação, pois aliamos nosso conhecimento técnico-científico relacionado ao diabetes mellitus tipo 2 com o nosso propósito de transformar vidas. Esperamos contribuir para a capacitação de milhares de profissionais da Atenção Primária à Saúde, para que possamos melhor assistir os pacientes e fazer o controle desse problema de saúde pública no primeiro nível de atenção à saúde”, complementa Jorge Mazzei, diretor executivo de relações corporativas, regulatório e diagnósticos da AstraZeneca Brasil.
As inscrições estão abertas e são gratuitas, basta acessar o link e fazer a inscrição: https://mais.conasems.app/curs... A primeira aula já está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Educa CONASEMS
O Conasemslança o Programa Educa CONASEMS, direcionado para a qualificação das equipes multiprofissionais que atuam na Atenção Básica. Esta iniciativa busca responder às necessidades de mudança na atenção à saúde da população brasileira, com ênfase no aperfeiçoamento das práticas clínicas e aprimoramento do processo de trabalho em saúde.
O Programa será implantado em conjunto com entidades parceiras, públicas e privadas, e tem como princípio o estabelecimento de práticas transformadoras que melhorem a resolutividade do cuidado e que tenham efetividade, mudando sobremaneira a qualidade de saúde e de vida da população, e será desenvolvido na modalidade Educação à Distância (EaD).
O Educa CONASEMS tem como base a concepção da andragogia, com construção de diálogos, reflexão sobre a prática do processo de trabalho e o uso de metodologias ativas para se adquirir o conhecimento esperado, aliando conteúdos teóricos e práticos, sempre orientados nas legislações e protocolos vigentes de forma a enriquecer os conteúdos.
Neste sentido, serão desenvolvidos cursos rápidos, auto instrucionais (sem participação de tutoria), com cargas horárias médias de 60 horas/aula (variáveis em função da complexidade da temática abordada). Os cursos, destinados a profissionais das Unidades Básicas de Saúde e Equipes de Saúde da Família, poderão ser feitos de forma conjunta ou isoladamente, com certificação correspondente aos conteúdos concluídos pelo estudante.
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos com a colaboração de especialistas, sob a curadoria de sociedades médicas e de especialidades, e serão veiculados e disponibilizados na plataforma tecnológica do CONASEMS, que engloba Portal Educacional, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Mídias Sociais e um canal de TV que transmite conteúdos via satélite para todo o Brasil.
Cada um dos cursos abordará temáticas relacionadas à Atenção Básica em Saúde, como resolutividade pelo acesso; ética e bioética em saúde; saúde do adulto; saúde da mulher; saúde integral da criança; saúde do adolescente; atenção integral à saúde da pessoa idosa; saúde mental; saúde bucal; arboviroses; doenças respiratórias crônicas em adultos; doenças dermatológicas; diabetes mellitus Tipo 2; asma e doença pulmonar obstrutiva crônica; e insuficiência cardíaca, dentre outros temas de interesse.