17/03/2023
17/03/2023 14h16
A partir da utilização de um sistema remoto de conexão à internet via satélite, a Secretaria Municipal de Saúde de Maués, no Amazonas, tem prestado serviços de saúde com maior eficiência para comunidades urbanas e ribeirinhas.
“Nós enfrentamos dificuldades gigantescas de conectividade na região por inúmeras razões: chuvas, problemas com rádio, potência, alinhamento de equipamentos. É rotineiro ficarmos sem conexão. Observando esse cenário, primeiramente, fizemos a instalação do Prontuário Eletrônico do Cidadão - e-SUS APS - em uma máquina potente na secretaria e, usando a infraestrutura local do provedor, de porte e de cabos, espalhamos a conexão para as seis Unidades Básicas de Saúde urbanas sem a necessidade de usar a conectividade via internet”, explica Marcelo Saraiva do Cosems do Amazonas, integrante do grupo de trabalho em Saúde Digital Conasems/Cosems.
No entanto, ao observar a oportunidade de um incremento de conectividade a partir da utilização de um sistema remoto de internet via satélite, o município adquiriu uma antena que ampliou a capacidade do município. Marcelo explica que a ausência de conexão causa inúmeros problemas, principalmente com o cartão SUS e sistemas de gestão.
Fotos: Ronaldo Santos/Maués-AM
“Num primeiro momento, instalamos essa antena na própria Secretaria de Saúde e tivemos ótimos resultados. Adquirimos então um segundo equipamento e, enquanto ele não chega, colocamos ele na Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) para possibilitar que os profissionais de saúde acessem o prontuário eletrônico, consultem o histórico de atendimento dos pacientes, dando condições de agilidade no registro de informações”, explica.
Marcelo comenta que a unidade básica de saúde fluvial também conta com a presença de profissionais da Secretaria de Assistência Social com o objetivo de atualizar o Cadastro Único dos ribeirinhos e de levar o programa de Dignidade Menstrual, com a distribuição de absorventes para a população.
“É necessário investimento em tecnologia para proporcionar evolução na Saúde Digital, melhorando o registro clínico dos pacientes e facilitando o acesso aos dados das consultas realizadas nas unidades dos municípios dos pacientes. Com a ampliação da conectividade, podemos alcançar outros objetivos, como implantação de teleconsultas, por exemplo; atualização de cartão sus, entre outras facilidades”, comenta Marcelo.
O Conasems traz a necessidade de existência ou melhoria da conexão com a internet, principalmente em municípios da Região Norte do país, proporcionando a digitalização dos processos com consequente melhoria na coordenação do cuidado à saúde para a população. O exemplo da gestão municipal de Maués-AM mostra que é possível alcançarmos os objetivos e que exista uma política pública de fomento à informatização nas regiões mais remotas do país.