Logo do ConasemsLogo do SUS
Portal Educacional

21/03/2023

Conasems e Cosems/RR realizam oficina de apoio à escrita para a Mostra Brasil, aqui tem SUS

21/03/2023 10h10

Todos os 15 municípios do Estado de Roraima estiveram representados na Oficina de Apoio à Escrita, realizada no 17 de março, em Boa Vista, pelo CONASEMS em parceria com a COSEMS Roraima. O evento foi conduzido por Márcia Pinheiro, assessora técnica do CONASEMS e coordenadora da Mostra Brasil, aqui tem SUS, que este ano realiza a sua décima oitava edição. Na abertura, o presidente do COSEMS Roraima, Wiles Leal Costa, esteve presente.

A maioria dos participantes foi formada por coordenadores da Atenção Básica, da Imunização e da Vigilância em Saúde, que devem se tornar multiplicadores dos temas da oficina junto às equipes de seus municípios. O objetivo das reflexões em torno da produção de textos é desmistificar os receios dos profissionais de saúde em torno da participação nas mostras do COSEMS e na Mostra Nacional, diminuindo as inseguranças acerca das apresentações de suas experiências.

“Foi um dia de trabalho intenso, mas muito participativo e com avaliação muito positiva. Eu destacaria como importante conseguir desconstruir um certa dificuldade de participar desses espaços de troca, como também ajudar os profissionais a enxergarem a potencialidade do trabalho que realizam na ponta, que no dia a dia muitas vezes não conseguem visualizar como algo de valor que mereça ser compartilhado”, afirmou a coordenadora Márcia Pinheiro.

A metodologia utilizada na oficina propunha dinâmicas de fácil entendimento. Divididos em grupos, os profissionais debateram o processo de composição a partir de um texto denominado “A produção textual como narrativa de experiências reais”. “Essas oficinas têm germinado sementes e o mais bacana é conseguir fazer com que o trabalhador se enxergue como uma potência, uma semente que germina e frutifica tanta coisa boa no SUS”, complementa a coordenadora.

Eles também utilizaram como parâmetro os webdocs, que são documentários sobre as experiências municipais premiadas nas mostras do CONASEMS. “A partir do momento que a gente trabalha os webdocs, que são experiências reais, eles começam a enxergar a possibilidade de escrever e compartilhar os seus trabalhos, muito semelhantes ao que está apresentado nos webdocs”, afirma a coordenadora.

O representante da Mostra no estado de Roraima, Adailton Paulino Vieira, também destacou a importância da oficina de escrita como um mecanismo de auto reconhecimento. “Muitos profissionais têm trabalhos fantásticos, mas não sabem como escrever. A oficina de qualificação da Mostra vem facilitar essa escrita para ampliar a participação na nossa mostra estadual e, consequentemente, na nossa mostra nacional. Foi um evento bastante importante, para ajudar o trabalhador a colocar no papel aquilo que ele tem feito dentro do seu município”, avaliou.

Na segunda-feira, 20 de março, foi lançado o regulamento da III Mostra Roraima, aqui tem SUS. As inscrições para a Mostra Nacional já estão abertas e devem ser feitas pelos COSEMS até o dia 16 de maio.

Na segunda-feira, 20 de março, foi lançado o regulamento da III Mostra Roraima, aqui tem SUS. As inscrições para as Mostras Estaduais já estão abertas em vários COSEMS, e a partir das selecionadas nas respectivas Mostras, teremos as experiências que participarão da Mostra Nacional.

Procure o seu COSEMS.