Logo do ConasemsLogo do SUS
Portal Educacional

23/03/2023

Reconectar: evento reúne Rede Colaborativa Conasems-Cosems em São Paulo-SP

23/03/2023 17h30

A Rede Colaborativa Conasems-Cosems realizou nos dias 21 e 22 de março em São Paulo-SP o evento Reconectar, primeiro encontro presencial da rede neste triênio 2021/2023. Estiveram presentes diretores e secretários de saúde, coordenadores, facilitadores e apoiadores dos Cosems, além da assessoria do Conasems, de representantes do Ministério da Saúde e dos parceiros Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), integrantes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).

Em sua fala de abertura do evento, Wilames Freire, presidente do Conasems, destacou a importância da institucionalização dos Apoiadores no quadro de profissionais do corpo do Sistema Único de Saúde.

“Institucionalizar a Rede de Apoio é dar mais uma carta de acreditação para o fortalecimento do SUS. São pessoas que são líderes dentro dos territórios que atuam e que promoveram uma profunda transformação no acolhimento e no apoio técnico à gestão municipal”, afirmou.

Ana Paula Pinho, diretora executiva de sustentabilidade e responsabilidade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, integrante do Proadi-SUS, disse que a Rede Colaborativa é um projeto que respeita a diversidade regional e fortalece a gestão de todo o SUS. “Com o fortalecimento da gestão municipal, ascendente, nós conseguimos capilarizar o serviço e oferecer, consequentemente, um melhor atendimento para a população”, explicou.

“A BP reconhece a importância da Rede Colaborativa para o Fortalecimento da Gestão Municipal de Saúde e tem por meio do PROADI, desenvolvido atividades que visam a consolidação da estratégia apoiador em parceria com o HAOC, Conasems e Ministério da Saúde”, complementou Dante Dianezzi, gerente executivo de filantropia da Beneficência Portuguesa.

Charles Tocantins (à esquerda), vice-presidente do Conasems, celebrou a vida das pessoas que lutam pela saúde da população brasileira e lembrou daquelas pessoas que perderam as vidas pela causa, sobretudo em decorrência da pandemia do coronavírus.

“Não tem como falar do trabalho da Rede Colaborativa sem falar das pessoas. Esse é um projeto que se fundamenta principalmente nas relações humanas e na confiança entre apoiadores e gestores”, disse.

Hisham Hamida (à direita), diretor do Conasems, explicou a importância da rede de apoio na atual configuração do Sistema Único de Saúde do país, cuja atuação tem sido circunstancial para o bom funcionamento e aprimoramento dos Cosems.

“O trabalho feito pelos apoiadores transformou a relação que temos com os territórios porque essas pessoas nos aproximaram e são grandes interlocutores do Conasems nos 5.570 municípios. Hoje, muitos Cosems não se organizam mais sem os apoiadores, justamente porque se transformaram em peças fundamentais dentro da própria construção do SUS”, comentou.

Entre as atividades do primeiro dia do encontro estavam mesas de discussão sobre Saldos em Conta, com participação da assessora técnica Blenda Pereira (foto acima) e do assessor técnico Daniel Faleiros, ambos do Conasems, assim como do diretor do Fundo Nacional de Saúde Dárcio Guedes; apresentação do Painel Conasems pelo assessor em saúde digital Diogo Demarchi; mesa redonda sobre orçamento público com presença do professor Gustavo Fernandes (FGV/EAESP) e de Nilo Bretas, coordenador de projetos do Conasems; além da apresentação de uma experiência exitosa de contabilidade em saúde pública da Secretaria de Pomerode, Santa Catarina.

O segundo dia de atividades do encontro da rede colaborativa ficou por conta de atividades executadas a partir da formação de grupos de trabalho, com resolução de casos de gestão de saúde em temáticas como atenção básica, gestão do trabalho, atenção especializada, saúde digital, emendas parlamentares, vigilância em saúde e assistência farmacêutica.

O que é a Rede Colaborativa?

O Conasems e os Cosems constituem a Rede Conasems/Cosems de apoio à gestão municipal da saúde, a qual atua de forma integrada sob coordenação nacional do Conasems.

No intuito de fortalecer e qualificar a gestão municipal do SUS, os Apoiadores, Facilitadores e Coordenadores de Apoio atendem, por meio de Rede Colaborativa entre Conasems e Cosems, os 5.570 municípios, propiciando aos gestores um espaço de aprendizagem e diálogo. Cada Estado possui macrorregiões de saúde e regiões de saúde. Assim, os Apoiadores atendem às respectivas secretarias municipais de saúde das regiões.

Além de fortalecer a ação dos Cosems, a Rede facilita a articulação e sinergia das ações locais vinculadas ao SUS nos diferentes espaços de governança e instâncias de pactuações regionais.

Reconectar - Rede Colaborativa - SP - Março 2023
Veja mais fotos do evento Reconectar na galeria acima ou clicando na imagem.