Logo do ConasemsLogo do SUS
Portal Educacional

31/03/2023

Conasems participa de implantação de Comitê Técnico de Saúde do IRB

31/03/2023 16h00

Na última quinta-feira (30/03), o Conasems participou da reunião de implantação e posse de integrantes do Comitê Técnico de Saúde do Instituto Rui Barbosa (IRB). Estiveram presentes Wilames Freire, presidente do conselho, Charles Tocantins, vice-presidente, Hisham Hamida, diretor financeiro, Blenda Pereira, assessora técnica, membros dos 33 Tribunais de Contas do país e representantes do Ministério da Saúde.

Em sua fala, Wilames celebrou a parceria com o IRB e afirmou que as instituições têm muito a colaborar em prol de uma gestão mais eficiente da saúde.

“A implantação do comitê nos dará a possibilidade de alinhar o debate de controle e gestão na saúde de modo a melhorar o nível de gestão municipal. Cada centavo gasto de forma mais eficiente é uma vida que salvamos na ponta do atendimento. Essa interlocução é fundamental para a saúde do país”, disse o presidente.

Edilberto Pontes, presidente do IRB, apresentou a necessidade de um controle mais efetivo do investimento em saúde e destacou a importância do SUS.

“O controle financeiro ajuda o desenvolvimento econômico e social de um país precisamente porque aumenta a confiança da população no governo e nas instituições. Onde há alto grau de confiança nessas esferas, o crescimento ocorre de forma muito mais efetiva”, destacou.

Helvécio Magalhães Júnior, secretário de Atenção Especializada em Saúde do Ministério da Saúde, afirmou que a formação de profissionais na atenção primária é um desafio enorme e parte de um problema sistêmico que carece de maior investimento.

“O peso das responsabilidades sobre os municípios é muito grande. Não há outra instância depois dessa esfera. É ali que é atendida a maior parte da população e queremos seguir para uma efetiva regionalização, com integralidade do cuidado, fazendo valer o conceito de regiões de saúde”, explicou.

Sebastião Helvécio, conselheiro do IRB e presidente do Comitê Técnico de Saúde, assinalou a importância do princípio federativo na gestão da saúde e sublinhou a necessidade de mais investimento no setor.

“Atualmente, caminhamos para um desfinanciamento da saúde com apenas R$ 5,80 investidos por dia para cada cidadão brasileiro. Ainda assim, dado esse valor, o SUS atinge resultados espetaculares considerando o investimento pública no Brasil”, comentou;

Sebastião destacou também a presença da assessora técnica do Conasems Blenda Pereira no avanço de um entendimento mais abrangente dos blocos de financiamento da saúde pública.