Logo do ConasemsLogo do SUS
Portal Educacional

31/03/2023

Conasems debate em Frente Parlamentar sobre cirurgias eletivas

31/03/2023 16h36

O Conasems participou na última terça-feira (28/03) do lançamento da Frente Parlamentar sobre cirurgias eletivas na Câmara dos Deputados. O diretor administrativo adjunto do Conasems e secretário municipal de saúde de Itajubá-MG, Nilo Baracho, participou da cerimônia representando a gestão municipal do SUS. 

Presidida pelo deputado federal Emidinho Madeira (PL-MG), a Frente ampla tem como objetivo acompanhar, debater, encaminhar e apoiar demandas relacionadas às cirurgias em todo o país. O grupo foi criado após a aprovação do requerimento que recebeu a assinatura de 204 parlamentares.

Também estiveram presentes o governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema, e o secretário de saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti. O governador mineiro compartilhou a experiência do estado que fez parceria com as prefeituras e criou programas próprios para diminuir as filas das eletivas. “Em 2021, lançamos a política do Opera Mais que, junto do Valora Minas, estabeleceu critérios importantes e uma nova tabela com recursos que fizeram com que os hospitais conseguissem aumentar o atendimento. E também batemos recorde. Em 2022, tivemos investimento de mais de R$ 200 milhões e, com isso, conseguimos operar 20% a mais, sendo o melhor ano histórico de Minas”, explicou, Fábio Baccheretti. 

O diretor do Conasems, Nilo Baracho, destacou que "o mais importante é que os deputados aqui presentes se sensibilizem para conversar com o Ministério da Saúde para que essa política seja perene como é o Opera Mais em Minas Gerais. Nós estamos prestes a pactuar em CIT para que consigamos ter pelos próximos 4 anos recurso pra manter uma fila equilibrada e que ofereça mais qualidade de vida e dignidade para todos os brasileiros".