10/05/2023
10/05/2023 17h04
O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), publicou o edital para adesão ao eixo Apoio Institucional, cujo objetivo é apoiar a criação, reativação ou reestruturação de programas de residência em saúde, por meio de ações técnico, pedagógicas e institucionais. As inscrições estão abertas até o próximo dia 14/05 e devem ser feitas por meio do formulário eletrônico disponível no Portal UnaSUS.
Podem aderir ao edital órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, proponentes de programas de residência em saúde situados nas unidades federativas que compõem as regiões Norte e Nordeste do Brasil.
As ações do plano buscam valorizar e qualificar as residências em saúde, por meio de ofertas educacionais e concessão de incentivos, além de apoiar a criação, reativação e reestruturação de programas. A iniciativa representa o compromisso do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, para a ampliação da formação de especialistas em regiões estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS).
As atividades do eixo Apoio Institucional serão desenvolvidas e acompanhadas por apoiadores técnicos loco-regionais, que serão designados pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), pela Comissão Estadual de Residência Médica (Cerem), pela Comissão Descentralizada de Residência Multiprofissional (Codemu) e pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Para conferir o edital, é preciso acessar o Diário Oficial da União: EDITAL SGTES/MS Nº 5, DE 27 DE ABRIL DE 2023. Para mais informações entre em contato pelo e-mail residencias@saude.gov.br e telefones: (61) 3315-3959 / 6289.
Com informações do Ministério da Saúde.