28/07/2023
28/07/2023 17h31
Com o objetivo de discutir a saúde do (a) trabalhador (a) da APS e apontar possibilidades de ações de proteção, o projeto Cuida APS faz nova transmissão ao vivo que será realizada às 18h da próxima terça-feira (01/08) no canal do Conasems no YouTube.
Serão abordados os principais desgastes que afetam a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras da APS, além de discutir o apoio do gestor às equipes de trabalho, e identificação dos caminhos e papel de cada um para solução dos diversos problemas enfrentados.
Esta atividade se insere no ciclo de debates proposto pelo projeto “Cuida APS: cuidado das pessoas com doenças crônicas não transmissíveis”, bem como compõe o Curso de Extensão Gestão dos Serviços da APS e o Monitoramento do Cuidado das Pessoas com Condições Crônicas”, ofertado por meio de uma modalidade de ensino a distância e realizado de forma autoinstrucional.
A finalidade do curso é oferecer ferramentas e recursos aos gestores de unidades de saúde que auxiliem o exercício da prática e a qualificação do processo de trabalho das equipes no cuidado de pessoas com condições crônicas. Esse projeto é uma parceria entre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Ministério da Saúde, viabilizado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
Data: 01/08/2023 (terça-feira)
Horário: 18h00
Local: Canal do Conasems no YouTube
Convidada:
Iara de Oliveira Lopes: enfermeira graduada pela Universidade de São Paulo. Especialista em Saúde Coletiva e Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Atuou como enfermeira da Atenção Primária em Saúde do município de São Paulo de 2005 a 2021 e como assessora técnica no Projeto Cuida APS, Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), PROADI-SUS. Atualmente é analista de saúde em Unidade de Vigilância à Saúde no município de São Paulo. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1783816152278159
Mediadoras:
Fernanda Rocco Oliveira: coordenadora do Curso de Extensão Gestão dos Serviços da APS e o Monitoramento do Cuidado das Pessoas com Condições Crônicas.
Fernanda Ferreira Marcolino: consultora Técnica do “Projeto Cuida APS: cuidado das pessoas com doenças crônicas não transmissíveis”.
Com informações da comunicação do Hospital Oswaldo Cruz.