Logo do ConasemsLogo do SUS

18/10/2023

Em São Paulo, Conasems debate desafios do SUS e aponta para problemas de formação profissional e subfinanciamento da saúde

18/10/2023 17h21

Nesta quarta-feira (18/10), Mauro Junqueira, secretário executivo do Conasems, representou o conselho no Congresso Nacional dos Hospitais Privados (Conahp), evento realizado nos dias 18 e 19 de outubro em São Paulo-SP.

A mesa de abertura contou com a presença de Nísia Trindade, ministra da Saúde, Antônio Britto, diretor executivo da Anahp, Denise Santos, presidente da Comissão Científica do Conahp 2023 e CEO da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Eduardo amaro, presidente do Conselho de Administração da Anahp e Paulo Chapchap, vice-presidente da Comissão Científica do Conahp 2023 e conselheiro estratégico do Negócio de Hospitais e Oncologia da Dasa.

A apresentação da primeira mesa ficou por conta de Helvécio Magalhães, secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (SAES/MS), com moderação feita por Paulo Chapchap.

O debate girou em torno do tema “Um sistema de saúde no século XX que precisa atender às necessidades do século XXI: com a crescente demanda do SUS, quais as reais necessidades do MS e os caminhos viáveis para a integração público-privada na saúde de forma efetiva e estruturada?”. Em sua participação, o secretário executivo do Conasems tocou em dois pontos primordiais.

“Foi uma mesa muito boa, com participações e discussões muito ricas. É muito importante falarmos sobre o subfinanciamento da saúde e da lógica do terço invertido que atinge os municípios: o município tem um terço dos recursos arrecadados enquanto arca com dois terços em ações e serviços públicos de saúde. É fundamental que exista mais investimento. Além disso, a formação em saúde precisa ser discutida para que sejam formados profissionais que atendam e deem conta das necessidades da população”, explicou.

Além de Mauro, participaram Arthur Aguillar, diretor de políticas públicas do Instituto de Estudos para as Políticas de Saúde (IEPS), Eugênio Vilaça, consultor do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Gonzalo Vecina, médico e professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), e Nelson Teich, ex-ministro da Saúde.