03/05/2024
03/05/2024 17h31
Por Micheline Farias
Durante lançamento do curso sobre vacina da dengue, presidente do CONASEMS reforçou compromisso com capacitação dos profissionais do SUS
03/05/2024 - O cuidado com a atualização dos profissionais do SUS é prioridade no Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde. Ao divulgar o mais novo curso da instituição sobre a vacina da dengue, na reunião do CONARES em Natal (RN) nesta sexta (3), o presidente Hisham Hamida ressaltou: “nós temos que ter formação em serviço. Esse é um dos nossos papéis e a nossa responsabilidade de conscientizar”, convidando profissionais do SUS, estudantes e interessados para fazer sua inscrição no curso.
O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer a vacina contra dengue em um sistema público universal. O imunizante foi incorporado no SUS em dezembro de 2023. Juntos, CONASEMS, Conass e Ministério da Saúde definiram os critérios de distribuição das doses aos municípios, priorizando regiões com alta transmissão da doença na última década e as altas taxas nos últimos meses. 6 milhões de doses da vacina estarão disponíveis nas unidades públicas de saúde este ano.
Para capacitar os profissionais do SUS que aplicarão esses imunizantes, o CONASEMS realiza o Curso “Boas Práticas no Manejo Clínico da Vacina da Dengue” em parceira com laboratório Takeda, fabricante da QDenga. Indicações, contraindicações, transporte, armazenamento e boas práticas na aplicação da vacina da dengue fazem parte desta aula. O curso também aborda estratégias de enfrentamento à doença no Brasil e como fazer o registro das doses nos sistemas de informação.
Participe desta iniciativa do Projeto Educa CONASEMS e capacite-se de graça e por EAD no manejo clínico da vacina da dengue. As inscrições estão abertas aqui. A carga horária é de 20 horas e dá direito a certificado.
Profissional de saúde, você faz parte deste momento histórico na luta contra a maior epidemia de dengue já vivida no Brasil: se você atua direta ou indiretamente em ações de imunização nos municípios brasileiros, inscreva-se neste curso livre agora mesmo. Vacinas salvam vidas!