29/07/2024
29/07/2024 12h55
Em parceria com a Boehringer Ingelheim, o Conasems lançou o curso Manejo Clínico do Paciente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Composto por quatro disciplinas, o curso tem o objetivo de atualizar o conhecimento e aumentar a conscientização de profissionais de saúde sobre a doença, melhorando a capacidade desse diagnóstico e tratamento.
As atividades de aprendizagem incluem reavaliar diretrizes clínicas, analisar as últimas pesquisas e desenvolvimentos, capacitar profissionais para analisar o quadro clínico e promover um cuidado humanizado pela equipe multiprofissional da atenção primária. Além disso, busca-se desenvolver habilidades em gestão de casos e em trabalho em equipe multidisciplinar, focando em casos complexos de DPOC, reconhecendo as opções de tratamento farmacológico e não farmacológico para DPOC.
Faça sua inscrição gratuita aqui.
Ao longo do curso, são abordados temas como o impacto dos estudos de DPOC, características da doença, como diagnosticá-la, os relatórios que apresentam diretrizes com relação a seu manejo, seu tratamento, entre outros. Confira a divisão do conteúdo e suas respectivas disciplinas:
- Disciplina 01: Estudo científico da DPOC e seus impactos no Brasil e no Mundo
Características da DPOC, sua carga de mortalidade, os mecanismos de adoecimento e o impacto da doença na saúde pública.
- Disciplina 02: Classificação, Diagnóstico, Rastreio e Relatório GOLD
Informações sobre o diagnóstico da DPOC, a classificação dos pacientes, a necessidade de rastreio da doença e a importância do relatório GOLD.
- Disciplina 03: Tratamento Farmacológico, Dispositivos e PCDT
Principais possibilidades de tratamento conforme a classificação de cada paciente, os dispositivos existentes e o Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas.
- Disciplina 04: Estudo de Caso Clínico e Tomada de Decisão
Possibilidades de manejo clínico de um paciente que procura uma UBS a partir de um caso clínico.