02/08/2024
02/08/2024 17h51
Nesta quinta e sexta-feira (01 e 02/08), a sede da OPAS/OMS em Brasília, Distrito Federal, recebeu o Fórum Internacional de Fundos Públicos de Saúde, evento realizado pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) e que contou com a participação de especialistas e gestores do Brasil e da América Latina com o objetivo de debater práticas e inovações na gestão dos recursos públicos de saúde.
Na mesa de abertura do evento, realizada no dia 01/08, Hisham Hamida, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, destacou a importância da intersetorialidade como prática de gestão na saúde. Ele ressaltou que a integração de diferentes setores é essencial para a formulação, implementação e monitoramento de políticas públicas eficazes, a fim de beneficiar a população.
Neste mesmo dia, Hisham fez uma apresentação com o tema Fundos Municipais de Saúde: Avanços e Desafios na Gestão Financeira de Recursos, Transparência e Controle. Durante a palestra, para além de apontar o subfinanciamento da saúde pública, o presidente do Conasems analisou alguns dos principais desafios da gestão financeira dos recursos do SUS na esfera municipal.
"A carga de investimento na área da saúde, por exemplo, tem aumentando muitas vezes pela falta de investimento adequado em outras áreas. Um exemplo disso é o acontece com as arboviroses: quando não temos investimento em saneamento básico, a Saúde vai responder no enfrentamento à dengue. Quando não temos transporte público de qualidade, a Saúde vai responder com seus prontos-socorros e unidades de pronto atendimento recebendo acidentados de moto - moto essa que recebe incentivo fiscal para a sua produção", comentou.
O evento contou com transmissão ao vivo pelo Mais Conasems e pode ser assistido na íntegra por meio do canal do Conasems no YouTube (as transmissões foram divididas por dias e por turno):
Acesse a galeria de fotos completa (Crédito das imagens: Mateus Vidigal/CONASEMS):