Logo do ConasemsLogo do SUS

09/09/2024

Conasems participa de congresso internacional e apresenta trabalhos derivados da Pesquisa Nacional do Projeto ImunizaSUS

09/09/2024 17h20

Kandice Falcão, assessora técnica do Conasems, representa o Conselho no 18º Vaccine Congress, um dos mais importantes eventos deste segmento do mundo.

Neste ano, o congresso acontece entre os dias 8 e 11 de setembro em Lisboa, Portugal, e, ao todo, cinco trabalhos serão apresentados: todos são derivados da Pesquisa Nacional do Projeto ImunizaSUS, feito em parceria entre o Conasems e o Nescon/UFMG, representados no evento pelos pesquisadores Alice Massote e Jackson Freire.

“A Pesquisa Nacional do Projeto ImunizaSUS foi muito ampla. Contou com mais de 20 mil pessoas envolvidas nas duas rodadas, em 2021 e 2023, e quase 5 mil municípios participantes. Ou seja, quase 90% dos municípios do Brasil foram ouvidos. Isso gerou vários produtos de pesquisa, com grande devolutiva para os territórios e diálogo com as regiões levando os resultados desse trabalho”, comentou Kandice Falcão, assessora técnica do Conasems.

O Projeto ImunizaSUS contou com 53 oficinas regionais, além das oficinas temáticas, com o objetivo de discutir a diminuição das coberturas vacinais e o aumento da hesitação vacinal no país, notórias a partir de 2016. De acordo com Kandice, a apresentação dos cinco trabalhos derivados da pesquisa no 18º Vaccine Congress mostra o comprometimento do Conasems para enfrentar os desafios que temos no Brasil, sobretudo levando em consideração a singularidade de cada território.

“Estamos neste evento, que conta com a participação de 53 países, para demonstrar a importância da pesquisa do projeto ImunizaSUS e a aproximação da gestão municipal com a academia, através das demonstração das experiências municipais, e dos artigos e trabalhos científicos aqui apresentados. Viemos mostrar a realidade dos 5.570 municípios, representando-os e levando as discussões para além do território brasileiro, extrapolando as fronteiras do Brasil e buscando um intercâmbio de experiências com outros países, de modo a apoiar aprimorar as políticas públicas nacionais”, comentou a assessora técnica do Conasems.

Veja os trabalhos que serão apresentados:

1. Quality of Primary Health Care and Vaccination Hesitation in Brazil, 2023;
2. Analysis of healthcare professionals' perception of vaccine hesitancy across Brazilian geographic regions/
3. Vaccine hesitancy among parents of children and adolescents in Brazil: a comparative analysis between 2021 and 2023/
4. Difficulties and challenges of immunization actions in Brazilian municipalities/
5. Vaccine hesitancy regarding the human papillomavirus vaccine in Brazil, 2023

"Foram três dias de evento onde pudemos apresentar os cinco trabalhos derivados da Pesquisa Nacional do Projeto ImunizaSUS e uma rica oportunidade de troca de experiências com diversos centros de pesquisa de todo mundo. Isso demonstra o compromisso do Conasems em aprimorar políticas públicas de imunização no Brasil e buscar soluções para as baixas coberturas vacinais, além de ser uma grande oportunidade para fortalecer o Programa Nacional de Imunizações e, consequentemente, o Sistema Único de Saúde", concluiu Kandice, ao término do Congresso.