17/09/2024
17/09/2024 15h32
Por Coordenação de Desenvolvimento Institucional
O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) participou, entre os dias 28 e 30 de agosto de 2024, do 1º Encontro de Capacitação de Apoiadores de Intervenção, Facilitadores de Aprendizagem (AFa) e Especialistas do Hospital Sírio-Libanês (HSL), em São Paulo (SP).
Iniciativa direcionada aos profissionais que atuam no âmbito de projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) do HSL, o evento propôs um encontro de aprendizagem crítico-reflexiva entre as equipes que atuarão nos projetos Saúde Redes e Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS (GPRS, PSUS e Avaliadores de PRM).
Após um conjunto de dinâmicas intergeracionais entre os profissionais envolvidos na formação, todos foram convidados a se dividirem em grupos para aprofundamento e apropriação de cada projeto que comporão time. O encontro proporciona importante troca de experiências entre os grupos de diferentes projetos, reforçando o olhar compartilhado e sinérgico das diferentes iniciativas desde o início de sua implementação.
Os Facilitadores de Aprendizagem do Saúde Redes, proposto pelo Conasems, conheceram a incorporaram os ideais do desenho metodológico do projeto, passando por conceitos de governança regional e aprendizagem, imergindo nas estratégias construídas para implementação dos projetos nas regiões de Saúde e permitindo a adição coletiva de diferentes aspectos das vivências entre àqueles que farão parte de sua implementação nos territórios.
Para isso, se formaram grupos com participantes novos e mais antigos que atuaram no projeto no último triênio. A ideia central foi a identificação conjunta de elementos essenciais
para a compreensão do Saúde Redes a partir da principais características, resultados e atores envolvidos em seu desenvolvimento, que no último ciclo envolveu quatro regiões de Saúde: 10ª Região (PB), Campo Belo (MG), Centro-Norte (MT) e Alto Acre (AC).
Ao final, todos os grupos compartilharam suas reflexões entre os demais e puderam avaliar as contribuições suscitadas.
Esse primeiro momento de capacitação abriu alas para um calendário de encontros remotos síncronos e assíncronos em que, nos intervalos das datas presenciais, manterá as trocas durante a implementação dos projetos, estabelecendo diálogos integrais.