25/09/2024
25/09/2024 17h22
No 29º episódio do programa Estação SUS, Flávio Álvares, assessor técnico do Conasems, recebe Melina Machado Miranda, supervisora da Seção de Apoio Institucional do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A supervisora do DMF/CNJ ressalta os efeitos negativos da privação de liberdade para as duas mil e quinhentas pessoas com transtornos mentais em medida de segurança no Brasil: “a preocupação sempre foi tentar entender os efeitos do aprisionamento e também evitar, quando possível, esse tipo de conduta do Poder Judiciário, compreendendo a prisão como o último recurso de uma justiça penal já que, para este público, os efeitos do aprisionamento é muito mais severo do que na população em geral”, ressalta Melina.
No videocast anterior, também sobre a Política Antimanicomial do Poder Judiciário, Fernanda Terrazas, assessora jurídica do Conasems, e o desembargador Luís Geraldo Lanfredi, coordenador do DMF/CNJ, debateram a origem e o contexto da Reforma Psiquiátrica de 2001 e o papel dos gestores municipais na modernização de tratamentos de saúde mental. Confira a playlist completa do Estação SUS aqui.
O Estação SUS é uma produção do Conasems para refletir e tirar dúvidas de gestores e técnicos da saúde sobre boas práticas no Sistema Único de Saúde. O videocast é conduzido pelos próprios integrantes técnicos do Conselho.
Estação SUS: o que faz parte do Sistema Único de Saúde, passa por aqui. Assista toda quarta-feira, às 15h30, no canal do Conasems no YouTube: