Logo do ConasemsLogo do SUS

07/11/2024

Conasems participe do 3º Encontro de Capacitação do Projeto Saúde Redes para Apoiadores e Facilitadores

07/11/2024 16h08

No final de outubro, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) participou do 3º Encontro de Capacitação de Apoiadores, Facilitadores de Aprendizagem e Especialistas (AFas) do projeto Saúde Redes. O evento, realizado entre os dias 23 e 25, em São Paulo (SP), reuniu uma equipe multidisciplinar de gestores e profissionais envolvidos no aprimoramento da saúde pública no Brasil.

O objetivo do encontro foi capacitar, de forma conjunta, todos os profissionais do Hospital Sírio-Libanês (HSL) que atuam nos projetos Saúde Redes, DGPSUS e EquidadeSUS, no contexto do Proadi-SUS. De acordo com o analista de Desenvolvimento Institucional do Conasems, Walber Cristian de Queiroz Moreira, a proposta da capacitação foi integrar os participantes, utilizando metodologias ativas que estimulam o compartilhamento de experiências e a colaboração entre os diferentes atores envolvidos.

Segundo Moreira, com isso a intenção é criar competências profissionais que prepararão os participantes para atuar diretamente nos territórios de implementação das iniciativas. “Estamos construindo e aplicando métodos que privilegiem as experiências dos diferentes atores que estão envolvidos nos projetos Proadi-SUS, criando uma cartela de saberes que podem ser utilizados em diferentes projetos. Ou seja, àqueles que são formados para atuarem no projeto Saúde Redes também poderão atuar no DGPSUS e no EquidadeSUS, pois a construção dos perfis foi realizada em momentos compartilhados e levando em consideração todas as vivências”, explica.

A equipe do HSL usou a metodologia Team Based Learning (TBL), que privilegia a formação colaborativa. A ideia é que os participantes pudessem se envolver ativamente em discussões de grupo, de maneira a construir soluções a partir das experiências compartilhadas. “Em vez de apenas receberem conteúdo passivamente, os participantes foram desafiados a colaborar, refletir e agir de forma conjunta, com base em diferentes perspectivas construtivistas de resolução de problemas”, comentou Moreira.

Ainda segundo o analista do Conasems, a instituição pôde se aproximar dos grupos de coordenação e de facilitação do projeto Saúde Redes. Além de fomentar o compartilhamento de experiências dos municípios e regiões que já receberam projeto, foi uma oportunidade de narrar as experiências primeiras do método desenvolvido pelo Conasems e operado inicialmente em Ivaiporã (PR), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que até hoje gera resultados para o território.

Também participaram do Encontro a diretora Financeira do Conasems, Cristiane Pantaleão, a secretária Municipal de Saúde de Mairi (BA), Silvia Carneiro. Pelo Ministério da Saúde, participou Maria Rocineide Ferreira da Silva, coordenadora-geral de Articulação Interfederativa e Participativa.