08/11/2024
08/11/2024 16h04
O projeto Saúde Redes e os produtos educacionais desenvolvidos pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) foram apresentados a representantes do Chile, Colômbia Guatemala e Washington. Representantes internacionais estiveram no Brasil, na semana passada, para uma agenda focada no debate dos Sistemas Universais de Saúde e, na ocasião, visitaram a sede do canal Mais Conasems, em Brasília/DF.
“O Conasems já trabalha em conjunto com a Opas há bastante tempo e está aberto a outras cooperações também. Esse intercâmbio de experiências é muito importante para o fortalecimento dos Sistemas Universais de Saúde”, declarou o presidente do Conasems, Hisham Hamida, que recebeu o grupo na sede do canal Mais Conasems.
Pelo Conselho, também participaram a diretora financeira, Cristiane Pantaleão, o coordenador de Desenvolvimento Institucional (DI), Nilo Brêtas e o analista da coordenação de DI, Walber Moreira, além do consultor Antônio Jorge e do gerente Sylvio Andrade.
O grupo internacional foi composto por integrantes dos Ministérios da Saúde do Chile, Juan Pablo Rubio; da Colômbia, Monica Padilla; da Guatemala, Edgar González; da Opas-Washington (EUA), Ernesto Bascolo e Opas-Brasil, Julio Pedroza, Fernando Antonio Gomes Leles, Rafael Dalla Alba e Monica Durães.
Essa interlocução entre os países americanos foi intensificada nos dias 2 e 3 de novembro em Fortaleza (CE), no contexto do Seminário Internacional sobre Sistemas Universais de Saúde: Sustentabilidade, Resiliência, Governança, Regionalização, Redes integradas baseadas na APS e Funções Essenciais de Saúde Pública nas Américas. Na ocasião, o Conasems voltou a falar sobre o projeto Saúde Redes, e aprofundou os debates sobre cooperação.