Logo do ConasemsLogo do SUS

08/11/2024

Em seminário nacional sobre saúde prisional, Conasems defende fortalecimento da APS

08/11/2024 17h32

Na tarde desta quinta-feira (07/11), na sede da OPAS/OMS, em Brasília (DF), Cristiane Pantaleão, diretora financeira do Conasems, representou o Conselho na mesa de abertura do 2º Seminário Nacional de Atenção Primária Prisional: o desafio de garantir o cuidado da população prisional foi tópico de debate na inauguração do evento.

Em um cenário cuja maioria dos territórios brasileiros conta com uma estrutura penitenciária precária, Cristiane defendeu o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS).

“Hoje, a Atenção Básica é responsável por resolver 85% dos problemas de saúde da população de um território, muitas vezes com uma equipe que é mínima”, afirmou. Durante o debate, Cristiane elencou que é preciso avançar e garantir equipes multiprofissionais em todas as unidades de saúde. “A saúde prisional precisa também fazer parte da agenda do cuidado dessa equipe”, destacou.

Ao longo da mesa de abertura, Cristiane mencionou os que pandemia de Covid-19 trouxe uma série de complicações para o sistema de saúde. “Antes da pandemia, o acompanhamento de doentes crônicos era um desafio. Agora, pós-pandemia, vem a dengue, doenças transmissíveis. Então, tudo isso é somado aos problemas atuais para equipe da Atenção Básica estar desenvolvendo ações e ajudando a melhorar a vida das pessoas em todos os municípios”, disse.

Para a diretora, discutir o tema e compartilhar experiências contribui na construção de diretrizes. “O Conasems está à disposição. Somos parceiros. Afinal, a saúde acontece nos municípios e nós temos o compromisso de trabalhar de maneira integrada”, declarou.

Acesse o álbum de fotos (crédito das imagens: Mateus Vidigal/CONASEMS):

2º Seminário Nacional de Atenção Primária Prisional