11/11/2024
11/11/2024 17h51
O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) acaba de integrar a sua estratégia nacional educacional quatro capacitações sobre gestão do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica. O lançamento dos cursos ocorreu durante o encerramento do Congresso do Conselho Federal de Farmácia (CFF), em Foz do Iguaçu (PR), na sexta-feira (08/11).
Ainda na ocasião, as instituições celebraram uma parceria para desenvolver de um curso de pós-graduação “MBA em Gestão e Inovação Farmacêutica”. “Tenho certeza de que será uma grande iniciativa de formação para melhorar ainda mais a qualificação e acima de tudo reconhecer o protagonismo do profissional farmacêutico na rede pública e privada nos 5570 municípios”, declarou o presidente do Conasems, Hisham Hamida, no evento.
Elton Chaves, assessor técnico do Conasems, também esteve presente no evento, representando a instituição na cerimônia de abertura. Com o tema “Ciência, Decisão e Tratamento: o Farmacêutico conectando e moldando a Saúde”, o Congresso reuniu, de 6 a 8 de novembro, mais de 4 mil profissionais e autoridades para debater o impacto do farmacêutico na promoção da saúde e na inovação em tratamentos.
Saiba mais sobre os quatro cursos sobre Gestão do Cuidado Farmacêutico:
Originários de uma parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por meio do ProadiSUS nos anos de 2018-2020/ 2021-2023, os cursos têm o objetivo de fortalecer as competências dos profissionais que atuam na assistência farmacêutica.
Os cursos são oferecidos na modalidade à distância e autoinstrucional, o que significa que o participante pode acessar o conteúdo de acordo com sua disponibilidade e no ritmo que desejar.
Além dos conteúdos teóricos, os participantes também têm acesso a recursos didáticos complementares, como aulas interativas, e-books e podcast.
· Gestão do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica
Carga horária: 30 horas
Público-alvo: gestores e profissionais de saúde da Atenção Básica do SUS.
· Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica
Carga horária: 120 horas
Público-alvo: farmacêuticos da Atenção Básica do SUS.
· Assistência Farmacêutica para o Nível Médio
Carga horária: 50 horas
Público-alvo: profissionais de nível médio e/ou técnico que atuam na Assistência Farmacêutica Municipal.
· Assistência Farmacêutica na Gestão Municipal – Carga horária: 80 horas
Público-alvo: profissionais de nível superior que atuam na Assistência Farmacêutica municipal.
“Essa iniciativa reflete o objetivo do Conasems de contribuir para que o SUS ofereça atendimento de qualidade e garanta o acesso a medicamentos essenciais para a população”, complementou Hamida.