Logo do ConasemsLogo do SUS

12/11/2024

Conasems reforça parceria com Ebserh na garantia do acesso aos serviços de saúde para a população

12/11/2024 16h28

O presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Hamida, participou nesta segunda-feira (11/11) da abertura do evento promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Na ocasião, ele destacou a importância do fortalecimento da parceria com os municípios.

“Faço questão de falar para todas as secretárias e secretários que 70% desses hospitais estão contratualizados com os municípios e da importância dessa aproximação e parceria no território. Quem ganha com isso é a população”, afirmou Hamida.

Ele complementou que uma relação “saudável e de transparência” entre a Conasems e a Ebserh é fundamental para garantir o acesso da população aos serviços de saúde. “Não temos dúvidas da qualidade e da importância dos hospitais da Ebserh em todo o território brasileiro”, pontuou.

A rede Ebserh é composta por 45 unidades hospitalares e promove este encontro em Brasília (DF) com o tema “Integrando os saberes da Rede”. No evento, a Ebserh realiza uma série de discussões para, segundo o presidente da Empresa, Arthur Chioro, construir um planejamento e uma produção coletiva.

“Eu assumi a missão de reposicionar os hospitais universitários e a Ebserh como empresa e hospitais que fossem de fato hospitais do SUS, hospitais no SUS e hospitais que pudessem atuar para o SUS”, declarou Chioro.

O evento conta também com a exposição fotográfica “Mosaico”, que apresenta 90 imagens capturando o cotidiano dos hospitais sob uma perspectiva poética, humanizando e eternizando a relação entre profissionais, pacientes e familiares. Uma versão mais completa está disponível na exposição virtual no site da Ebserh.

Durante o evento, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou a importância da pactuação entre estados e municípios e destacou que, cada vez mais, há a compreensão de que uma assistência de excelência está ligada ao ensino e à pesquisa de alta qualidade.

“Uma assistência de qualidade, que é também pesquisa e educação, faz parte fundamental da política de inovação da nossa gestão. A inovação é pensada tanto em termos do desenvolvimento tecnológico de produtos na saúde, como na gestão dos processos”, complementou a ministra.