Logo do ConasemsLogo do SUS

27/11/2024

Conasems é premiado pelo projeto ImunizaSUS

27/11/2024 15h55

Por Lívia Palmieri - assessoria de comunicação do Conasems

O ImunizaSUS foi reconhecido com prêmio Fronteiras da Saúde 2024, na categoria imunização, nesta quarta-feira (27/11). O presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Hamida, participou da solenidade, que integrou a programação do 6º Global Forum – Fronteiras da Saúde. 

"Quero compartilhar essa homenagem com todos os trabalhadores dos 5.570 municípios brasileiros", falou o presidente da instituição, ressaltando a atuação dos profissionais da saúde na luta contra a desinformação. "Nós conseguimos nos sobressair e resgatar; enfrentar a hesitação vacinal e recuperar as coberturas", completou.

Hamida participou em três momentos 6º Global Forum – Fronteiras da Saúde. Além da premiação, ele apresentou o ImunizaSUS e integrou a cerimônia de abertura do evento, que é promovido pelo instituto Lado a Lado Pela Vida, em Brasília/DF.

Sustentado pelo tripé Educação, Pesquisa e Comunicação, o ImunizaSUS foi lançado no contexto da pandemia da Covid-19. “Com a chegada da vacina da Covid-19, pela primeira vez, tivemos a discussão da marca do imunizante. Antes, a gente tinha uma confiança no nosso Programa Nacional de Imunizações e o Brasil sempre foi referência nesse quesito”, lembrou.

Notícias Relacionadas

Conasems premia 54 experiências apresentadas na II Oficina do ImunizaSUS

Em um cenário também composto por profissionais de saúde que desacreditavam na vacina, o ImunizaSUS foi instituído com o objetivo de capacitar os trabalhadores do SUS que atuavam diretamente nas ações de imunização no país.

“Fomos também pactuar missões em quatro estados, visitando nove municípios – no Alto do Amapá, em Minas Gerais, no Mato Grosso do Sul e no Pará - de fato para ver qual é a dificuldade, por exemplo, lá no Marajó para vacina. É a mesma que tem Corumbá? Comparando tudo isso com as nossas pesquisas e aí elaboramos, implementamos e disponibilizamos no site do Conasems painel com indicadores de imunização”, ressaltou Hamida a abrangência do projeto.

Com foco na qualificação dos profissionais de saúde que atuam diretamente com ações de imunização, entre 2021 e 2024, o projeto ImunizaSUS capacitou mais de 52 mil pessoas. A iniciativa do Conasems, em parceria com o Ministério da Saúde, teve seu encerramento celebrado na semana passada, com a II Oficina Nacional do projeto, que culminou na premiação de 54 experiências de imunização no país. Saiba mais aqui.

Cerimônia de abertura

O presidente do Conasems compôs a mesa de abertura ao lado de Marlene Oliveira, fundadora e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, que destacou a importância de “unir força e resiliência para fazer diferença na vida das pessoas”.

Também participaram Lely Guzman, representando a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS-OMS); Roberto de Almeida Gil, diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer (INCA); e os deputados Welinton Prado e Eduardo Pedrosa.