27/11/2024
27/11/2024 15h55
Por Lívia Palmieri - assessoria de comunicação do Conasems
O ImunizaSUS foi reconhecido com prêmio Fronteiras da Saúde 2024, na categoria imunização, nesta quarta-feira (27/11). O presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Hamida, participou da solenidade, que integrou a programação do 6º Global Forum – Fronteiras da Saúde.
"Quero compartilhar essa homenagem com todos os trabalhadores dos 5.570 municípios brasileiros", falou o presidente da instituição, ressaltando a atuação dos profissionais da saúde na luta contra a desinformação. "Nós conseguimos nos sobressair e resgatar; enfrentar a hesitação vacinal e recuperar as coberturas", completou.
Hamida participou em três momentos 6º Global Forum – Fronteiras da Saúde. Além da premiação, ele apresentou o ImunizaSUS e integrou a cerimônia de abertura do evento, que é promovido pelo instituto Lado a Lado Pela Vida, em Brasília/DF.
Sustentado pelo tripé Educação, Pesquisa e Comunicação, o ImunizaSUS foi lançado no contexto da pandemia da Covid-19. “Com a chegada da vacina da Covid-19, pela primeira vez, tivemos a discussão da marca do imunizante. Antes, a gente tinha uma confiança no nosso Programa Nacional de Imunizações e o Brasil sempre foi referência nesse quesito”, lembrou.
Conasems premia 54 experiências apresentadas na II Oficina do ImunizaSUS
Em um cenário também composto por profissionais de saúde que desacreditavam na vacina, o ImunizaSUS foi instituído com o objetivo de capacitar os trabalhadores do SUS que atuavam diretamente nas ações de imunização no país.
“Fomos também pactuar missões em quatro estados, visitando nove municípios – no Alto do Amapá, em Minas Gerais, no Mato Grosso do Sul e no Pará - de fato para ver qual é a dificuldade, por exemplo, lá no Marajó para vacina. É a mesma que tem Corumbá? Comparando tudo isso com as nossas pesquisas e aí elaboramos, implementamos e disponibilizamos no site do Conasems painel com indicadores de imunização”, ressaltou Hamida a abrangência do projeto.
Com foco na qualificação dos profissionais de saúde que atuam diretamente com ações de imunização, entre 2021 e 2024, o projeto ImunizaSUS capacitou mais de 52 mil pessoas. A iniciativa do Conasems, em parceria com o Ministério da Saúde, teve seu encerramento celebrado na semana passada, com a II Oficina Nacional do projeto, que culminou na premiação de 54 experiências de imunização no país. Saiba mais aqui.
Cerimônia de abertura
O presidente do Conasems compôs a mesa de abertura ao lado de Marlene Oliveira, fundadora e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, que destacou a importância de “unir força e resiliência para fazer diferença na vida das pessoas”.
Também participaram Lely Guzman, representando a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS-OMS); Roberto de Almeida Gil, diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer (INCA); e os deputados Welinton Prado e Eduardo Pedrosa.