28/11/2024
28/11/2024 14h03
Por Lívia Palmieri - assessoria de comunicação do Conasems
O secretário executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, participou nessa quarta-feira (27/11), do 2º Fórum Legislativo do Esporte. Junqueira destacou a multidisciplinaridade das equipes municipais de saúde, que atuam pelo bem-estar da população para além do atendimento médico.
“Quando a gente fala de esporte, estamos falando de prevenção e promoção da saúde e isso está nas nossas equipes de saúde da família”, disse o secretário-executivo do Conasems, que salientou a importância da prática saudável do esporte para toda a população. Segundo ele, mesmo com o subfinanciamento, essas equipes que atuam de forma multidisciplinar, inclusive com educador físico, foram ampliadas.
Dentro do tema "Esporte para toda Vida: saúde e bem-estar a partir da atividade física", Mauro Junqueira destacou que o debate proposto pelo Fórum é de grande importância para o Sistema Único de Saúde (SUS). Em sua participação, ele chamou atenção para o aumento da expectativa de vida da população e relacionou esse fato com a capacidade e resolutividade do SUS.
“Nossa faixa etária tem mudado muito rapidamente; as pessoas estão envelhecendo e isso demonstra que o SUS está funcionando. As pessoas vivem mais, mas, ao mesmo tempo, doenças crônicas vem junto e aí aumenta a necessidade de acesso aos serviços de saúde”, afirmou.
Subfinanciamento
Junqueira também pontuou que, mesmo com a menor parcela da arrecadação, os municípios investem mais do que estados e União, proporcionalmente, na saúde. De acordo com ele, em 2023, municípios colocaram R$ 50 bilhões na saúde para além do mínimo constitucional.
“Saída nós temos, o que precisamos ter coragem para fazer são melhores escolhas. Hoje, o país ‘dá’ dois orçamentos da saúde em isenção fiscal para, por exemplo, fabricação de motocicletas e as motocicletas estão nas nossas Upas, nas salas de urgência e emergência, na reabilitação, na UTI. Da mesma forma que nós não enfrentamos com impostos mais duros o cigarro, a bebida, que também impactam a saúde”, complementou.
2º Fórum Legislativo do Esporte
Promovido pela Comissão do Esporte, o evento reuniu parlamentares e diversos profissionais ligados ao esporte, acadêmicos, empreendedores e representantes da sociedade civil, para debater os principais temas e proposições legislativas.
A mesa-redonda promovida na quarta-feira foi coordenada pelos deputados Dr. Luiz Ovando e Julio Cesar Ribeiro. Assista aqui: