03/12/2024
03/12/2024 11h42
O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o grupo farmacêutico Novartis já estão se organizando para dar início a segunda fase do projeto Viva Saúde Cardiovascular. Dirigentes, assessores e consultores estiveram reunidos nesta terça-feira (03/12), em Brasília (DF), para definir as linhas prioritárias que vão orientar o processo de capacitação nacional para gestores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Tudo aquilo que for para fortalecer a saúde nos municípios, para dar condição de trabalho do ponto de vista de segurança profissional para os trabalhadores da saúde, consequentemente é uma garantia do cuidado, uma garantia dessa jornada e uma segurança para o paciente”, destacou o presidente do Conasems, Hisham Hamida.
O secretário executivo da instituição, Mauro Junqueira, salientou que esse projeto tem “todo o sentido para o Conasems”, porque vai na linha que a diretoria do Conselho aposta: a formação em saúde dos profissionais. “Estamos trabalhando com instrumentos e propostas que deem condição ao profissional da saúde, na sua unidade de saúde, no horário do trabalho, em um horário protegido, poder ter acesso a informação e completar aquilo que faltou na sua formação”.
Ele completou dizendo que os cursos são direcionados para Atenção Básica para “melhorar a condição de resposta”. A expectativa é que os produtos sejam lançados no XXXVIII Congresso, que ocorrerá de 15 a 18 de junho de 2025, em Belo Horizonte/MG.
Para o diretor de Relações Corporativas da Novartis, que é parceira do Conasems na execução do projeto, o Conselho é uma das instituições mais “relevantes do sistema de saúde”, “pelo alcance, possibilidade de influenciar políticas públicas e liderar pelo exemplo. “A gente está muito feliz com essa parceria e com a possibilidade de ajudar o Conasems nesse processo”, disse.
Sobre o projeto
As doenças cardiovasculares têm grande impacto na saúde da população brasileira, agravado pelos desafios estruturais do SUS e pelos efeitos da pandemia de covid-19. Essa realidade exige repensar a organização do trabalho, a gestão e o planejamento em saúde, com o objetivo de fortalecer a integralidade do cuidado cardiovascular.
Nesse contexto, em janeiro de 2022, o Conasems, a Novartis e a Kune Saúde Consulting firmaram um Acordo de Cooperação com o propósito de mapear e analisar os desafios e potencialidades do cuidado cardiovascular na atenção básica, com vistas a desenvolver estratégias que ampliem a capacidade resolutiva na gestão e assistência no âmbito do SUS.
O projeto está estruturado em três fases: