Logo do ConasemsLogo do SUS

06/12/2024

Presidente do Conasems participa de evento que busca conscientizar a prevenção do câncer do colo de útero

06/12/2024 13h10

O câncer do colo do útero, decorrente de infecção causada pelo vírus HPV, é o terceiro tipo de tumor mais comum entre as mulheres brasileiras e a quarta maior causa de morte. A vacinação contra esse vírus é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é a principal forma de prevenção contra essa doença.

É diante desse cenário que o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Hamida, foi convidado a apresentar nesta sexta-feira (06/12) o projeto ImunizaSUS. Ele participou da mesa de abertura do II Simpósio Eliminação do Câncer de Colo de Útero no Brasil, evento promovido pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, no Rio de Janeiro (RJ), e depois compartilhou os resultados do projeto ImunizaSUS, iniciativa que visa ampliar as coberturas vacinais e valorizar o trabalho dos profissionais da saúde.

Hisham participa, ainda nesta sexta-feira, às 19h30, da cerimônia que vai iluminar o Cristo Redentor de Roxo, em alusão à campanha ‘Câncer por HPV: o Brasil pode ficar sem’, criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em 2021.

A iniciativa é uma forma de reforçar a importância da informação, além de incentivar os pais a levaram as crianças de 9 a 14 anos aos postos de saúde para receberem a vacina contra o câncer por HPV de forma gratuita.

O Simpósio

Em parceria com a OPAS, o INCA e o Ministério da Saúde, o Instituto Lado a Lado realiza, no Rio de Janeiro, o II Simpósio Eliminação do Câncer do Colo do Útero no Brasil e o evento Câncer de Colo do Útero: o Brasil Pode Ficar Sem.

Com uma agenda de dois dias (5 e 6 de dezembro), o evento é 100% dedicado ao debate sobre políticas públicas aplicadas e ações concretas para o enfrentamento do câncer do colo do útero no país. Gestores públicos, técnicos e representantes da sociedade civil estão presentes para juntos traçarem os melhores caminhos para atender à Agenda 2030 e alcançar a meta de eliminar essa doença, que afeta milhares de mulheres no Brasil todos os anos.

A imunização é um dos pilares de atuação do Instituto Lado a Lado pela Vida, que promove, ao longo de todo o ano, campanhas de conscientização sobre a importância da vacinação contra o HPV. Essa ação é intensificada durante o mês de dezembro, chamando atenção para a prevenção do vírus, responsável por vários tipos de câncer, incluindo o de colo do útero.