15/01/2025
15/01/2025 13h59
O 45º episódio do videocast Estação SUS, que vai ao ar nesta quarta-feira (15/01), às 15h30, traz um esclarecimento sobre as diferenças entre a dengue e a chikungunya. O episódio conta com a participação de Alessandro Chagas, assessor técnico do Conasems, e André Ribas Freitas, professor de Epidemiologia da Faculdade São Leopoldo Mandic (Campinas-SP), que discutem as características e complicações das duas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
“Inicialmente, as doenças são bem parecidas, mas elas se diferenciam bastante nas complicações, até porque são causadas por vírus de famílias distintas”, afirma Ribas.
Alguns casos de dengue podem levar à encefalite, um quadro considerado raro. Já a chikungunya, por outro lado, apresenta com mais frequência complicações como a inflamação no coração e dores articulares intensas. “Na chikungunya, o risco de morte pode se manter por até três meses após o início dos sintomas, o que torna a doença mais arrastada em termos de sintomatologia”, explica o epidemiologista.
Outro ponto importante abordado no programa é o fato de que, nas fases iniciais das doenças, o atendimento pode ser desafiador, já que os sintomas se assemelham. “Na ponta, na hora de quem atende, eu não vou ter diferenciação, por isso que a proposta é tratar como arbovirose e cuidar das possíveis complicações”, alerta Alessandro Chagas, destacando a importância de um atendimento adequado nas unidades de saúde pública.
Assista ao episódio e esclareça suas dúvidas sobre as diferenças entre a dengue e a chikunguny. Acompanhe outras novidade em mais.conasems e youtube.com/canalconasems.
O Estação SUS é uma produção do Conasems para refletir e tirar dúvidas de gestores e técnicos da saúde sobre boas práticas no Sistema Único de Saúde. O videocast é conduzido pelos próprios integrantes técnicos do Conselho.
Estação SUS: o que faz parte do Sistema Único de Saúde passa por aqui.