19/02/2025
19/02/2025 14h50
O Estação SUS desta semana continua o debate sobre mudanças climáticas.
No 50º episódio, Alessandro Chagas, assessor técnico do Conasems, recebe Agnes Soares da Silva, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, para discutir os impactos do aquecimento global na saúde pública.
Ao longo da conversa, Alessandro e Agnes explicam por que as mudanças climáticas representam um desafio para a saúde, especialmente em situações de desastres naturais. “No caso das enchentes, por exemplo, os prejuízos são enormes: desde equipamentos danificados em UBSs, afastamento de profissionais vítimas das inundações, até a perda de vacinas, medicamentos e a interrupção de tratamentos de pacientes”, alerta Agnes.
Ela também destaca outros efeitos do aquecimento global, como a redução da produção agrícola, que agrava a insegurança alimentar e seus impactos na saúde. “Além disso, a diminuição da disponibilidade de água favorece o aumento de doenças infecciosas”, acrescenta.
Para reduzir os efeitos das mudanças climáticas no Brasil, a diretora do Ministério da Saúde aponta as estratégias previstas no Plano Clima, do Governo Federal, que estabelece metas de redução de emissões e transição justa na questão da equidade.
Confira o documento na íntegra aqui!
O novo episódio vai ao ar nesta quarta-feira (19/02), às 15h30, no mais.conasems.org.br e no canal do Conasems no YouTube (youtube.com/canalconasems).
Estação SUS
O Estação SUS é uma produção do Conasems para refletir e tirar dúvidas de gestores e técnicos da saúde sobre boas práticas no Sistema Único de Saúde. O videocast é conduzido pelos próprios integrantes técnicos do Conselho.
Estação SUS: o que faz parte do Sistema Único de Saúde, passa por aqui.