13/03/2025
13/03/2025 15h12
Por Conasems, com informações do Governo do Maranhão
Nesta quinta-feira (13/03), foi realizado o Acolhimento aos Novos Gestores no Maranhão. O evento contou com a presença da presidente do Cosems/MA, Thais Mesquita, além de autoridades do Ministério da Saúde, gestores, secretários e profissionais de saúde. Representando o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e o presidente Hisham Mohamad Hamida, a assessora técnica Marcela Alvarenga parabenizou o compromisso dos participantes no evento. "Fazer saúde pública exige compromisso, resiliência, mas acima de tudo paixão. Os gestores de saúde são essenciais para que consigamos ter uma Saúde fortalecida, que traz acesso e qualidade no cuidado que é dispensado para a população", afirmou. Hamida enviou uma mensagem via vídeo aos participantes.
Também participaram da cerimônia de abertura do seminário o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes; a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos; a subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Carvalho; o superintendente do Ministério da Saúde no Maranhão, Glinoel Garreto; a presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES-MA), Raimunda Rudakoff; a secretária de Saúde do município de São Luís, Ana Carolina Marques Mitri da Costa; e a promotora de Justiça para a Saúde, Maria da Glória Mafra.
Os acolhimentos serão realizados em todo o Brasil, com o objetivo de orientar os secretários municipais de saúde no início da gestão. O encontro promoveu um amplo espaço de debate sobre as estratégias de construção do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo temas como "Governança e Relações Interfederativas no SUS", "A Importância do Plano Municipal de Saúde na Gestão do SUS", "Novo modelo de financiamento da APS" e "Planejamento Regional Integrado (PRI) e Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE).
De acordo com a presidente do Cosems/MA, Thais Kellen Leite de Mesquita, o SUS é construído pela união de esforços. "O Cosems existe há 34 anos e vem avançando a passos largos nos últimos anos. Por isso, esse momento foi idealizado e planejado para todos os secretários e secretárias para que juntos façamos um SUS cada vez melhor e mais forte", afirmou.