Logo do ConasemsLogo do SUS

19/03/2025

Conasems debate fortalecimento das ouvidorias do SUS em evento nacional

19/03/2025 16h37

Por Conasems, com informações do Ministério da Saúde

Nesta quarta-feira (19), o Conasems participou do Encontro Nacional de Ouvidoria Geral do SUS (ENOuvSUS). O evento ocorre de 19 a 21 de março, em Brasília (DF).

Promovido pelo Ministério da Saúde, o encontro reúne ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Brasil para discutir estratégias e compartilhar experiências sobre o atendimento à população.

O vice-presidente do Conasems, Rodrigo Buarque, participou da mesa de abertura, junto ao Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda; à presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernanda Magano; ouvidora-geral do SUS, Conceição Resende; à ouvidora do SUS em São Paulo, Patrícia Camargo; ao ouvidor geral da União substituto, Rodrigo dos Santos; à ouvidora da Fiocruz, Daniela Bueno, e ao representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Cristian Morales.

Por serem um canal direto de comunicação com a população, Buarque defendeu a criação de uma política nacional de ouvidorias. “Esse é um trabalho dedicado, que precisa ser transformado em uma política nacional, para que seja aplicada nos municípios brasileiros. A ouvidoria precisa funcionar, não apenas nas capitais, mas também em pequenos municípios”, ressaltou.

Buarque destacou ainda que as ouvidorias e auditorias não devem ter um sentido punitivo, mas de parceria e qualificação da gestão municipal de saúde. “A participação da população na gestão municipal de saúde contribui para o fortalecimento do SUS”, disse.

Para Massuda, a ouvidoria é um termômetro do SUS, pois “deixa visível onde estão os problemas, como falta de médicos, queixas a respeito da qualidade da atenção oferecida à população. É um instrumento sensível para verificação de como o SUS está na ponta. Além de críticas, também são recebidos elogios”, afirmou.

Confira a transmissão completa:

Sobre a OuvSUS

A Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde (OuvSUS) atua como mecanismo institucional de participação social. O canal escuta, acolhe, analisa e encaminha as manifestações das pessoas usuárias do SUS em todo Brasil. É a área responsável por receber solicitações, elogios, reclamações, denúncias e demais manifestações quanto aos serviços e atendimentos prestados pelo SUS.

A OuvSUS assegura o direito ao sigilo e ao anonimato sobre as manifestações das pessoas usuárias do SUS. Além de ser um canal de entrada de manifestações cidadãs, as OuvSUS atuam como serviço de promoção de saúde, disseminando informações sobre doenças, programas e campanhas do Ministério da Saúde (MS), entre outras.

Saiba mais em no site do Ministério da Saúde.