Logo do ConasemsLogo do SUS

28/03/2025

Em parceria com a Roche, Conasems lança curso sobre Atraso Psicomotor

28/03/2025 13h58

Por Mais Conasems

Democratizar o acesso ao conhecimento em saúde e promover um cuidado integral e de qualidade a bebês e crianças com atraso no desenvolvimento psicomotor.  Estes são os principais objetivos do Curso Atraso Psicomotor na Primeira Infância, oferecido gratuitamente pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) em parceria com o Grupo Roche. Lançado nesta quarta-feira, 26, em Brasília (DF), a formação engloba a revisão dos conceitos, o diagnóstico precoce e a epidemiologia das doenças raras, além de seu impacto social e financeiro.

Na oportunidade, o secretário-executivo do CONASEMS, Mauro Junqueira, alertou para a necessidade de, durante a jornada de trabalho, os gestores incentivarem a participação das equipes de saúde no Atraso Psicomotor e em todos os outros cursos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Conselho: “enquanto gestor, eu posso falar para o profissional fazer o curso que horas? Sábado, domingo, feriado? Não! O ideal é que a equipe conte com a hora protegida no trabalho para estudar. Chamar o médico, o enfermeiro, o agente, toda equipe para fazer nossos cursos, que são gratuitos e dão certificados", destacou Mauro.

Com carga horária de 40 horas, o curso é composto por 3 disciplinas sobre os marcos motores de 2 meses a 5 anos; a classificação do atraso psicomotor; e as doenças raras com comprometimento motor. Apresenta também a simulação de um caso clínico para mostrar como o conteúdo estudado deve ser aplicado na prática e, assim, garantir o diagnóstico adequado nessa situação.

Faça sua inscrição aqui.

Atraso Psicomotor na Primeira Infância é autoinstrucional e totalmente virtual. Isso significa autonomia e flexibilidade nos estudos, além de garantir condições de acesso para os profissionais de saúde em qualquer tempo, equipamento e local. O curso também tem um formato bastante dinâmico porque conta com recursos didáticos especiais como teleaulas, e-book, aulas web e temáticas. Quem registrar pelo menos 40% de acesso nas disciplinas e 60% de aproveitamento na Atividade Avaliativa Autoinstrucional de cada matéria receberá certificado. 

Segundo o Ministério da Saúde, há cerca de oito mil tipos de doenças raras no mundo. Quanto antes elas forem rastreadas, menores serão as chances de possíveis complicações. Portanto, é indispensável aos profissionais de saúde, especialmente os que integram a Atenção Básica do SUS, estarem atualizados sobre o diagnóstico precoce e adequado, bem como as formas de tratamento do Atraso Psicomotor, a fim de garantir o cuidado integral destes pequenos pacientes. Faça sua inscrição agora mesmo em mais.conasems.org.br.