Logo do ConasemsLogo do SUS
Gestão da informação

18/11/2010

Fortaleza lança mobilização para aplicação das vacinas pneumocócica e meningocócica

18/11/2010 16h07 - Atualizada em 18/11/2010 16h07

Por bravvo

Bras__o_Fortaleza-logo-F9E9144BB6-seeklogoEvento nesta sexta-feira marca mobilização para imunização de crianças menores de dois anos. No sábado, todos os 92 postos estarão abertos

Fortaleza lança nesta sexta-feira, 19 de novembro, o dia D de mobilização para a intensificação da aplicação das vacinas pneumocócica e meningocócica, voltadas ao público de crianças menores de dois anos. O evento ocorre no Centro de Saúde da Família (CSF) Carlos Ribeiro (Rua Jacinto Matos, 944 – Jacarecanga), às 8h30min, com a presença do secretário municipal de Saúde, Alexandre Mont’Alverne. No sábado, 20, todos os 92 CSFs do Município abrirão das 8 às 17 horas, disponibilizando, além das duas novas vacinas, que passaram a ser oferecidas pela rede pública a partir de setembro deste ano, a vacina triviral (sarampo, rubéola e caxumba), imunização contra a hepatite B, a gripe H1N1 e ainda a atualização do esquema vacinal de rotina das crianças.

Este é o segundo dia de mobilização realizado em Fortaleza voltado à imunização com as vacinas pneumocócica e meningocócica – o primeiro ocorreu no dia 18 de setembro. Para a mobilização deste sábado, a divulgação da vacinação será feita em escolas e também por meio de carros de som.

Para crianças maiores de um e menores de dois anos, a imunização é feita em apenas uma dose – para aquelas que já foram vacinadas anteriormente, não há necessidade de retornar ao posto. Já para crianças menores de um ano, todas devem receber a vacina, para completar a imunização, caso já tenham recebido uma dose anterior, ou para dar início ao esquema vacinal.

As vacinas pneumocócica e meningocócica, que antes eram disponibilizadas apenas em estabelecimentos de saúde privados, chegaram à rede pública de forma definitiva, passando a fazer parte da vacinação de rotina nos postos de saúde. Na fase inicial do serviço, até o final deste ano, as vacinas serão oferecidas a todas as crianças menores de dois anos. No próximo ano, as vacinas passarão a ser oferecidas em seu cronograma normal. Para a pneumocócica, são três doses: aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade, com um reforço entre os 12 e 15 meses. Para a meningocócica, são duas doses: aos três e aos cinco meses de idade, com reforço também entre os 12 e 15 meses.

A mobilização deste sábado oferecerá além das vacinas pneumocócica e meningocócica, a vacina triviral, para todas as pessoas com até 39 anos, imunização contra a hepatite B, para jovens de 11 a 19 anos, contra a gripe H1N1, para todas as pessoas que ainda não se vacinaram, e a multivacinação, para crianças com cartão de vacinação atrasado.

Desde o dia 8 de setembro, quando as novas vacinas passaram a ser disponibilizadas nos postos de saúde, já receberam as vacinas pneumocócica e meningocócica, respectivamente, 48.840 e 47.118 crianças menores de dois anos em Fortaleza. Os números representam uma cobertura de 63% e 61%, respectivamente, do público total dessas vacinas, de 77,6 mil crianças.

SERVIÇO
Lançamento do Dia D de intensificação da aplicação das vacinas pneumocócica e meningocócica – Sexta-feira, 19 de novembro, no Centro de Saúde da Família Carlos Ribeiro – Rua Jacinto Matos, 944 – Jacarecanga – às 8h30min

 Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza