22/11/2010
II Feira de Saúde da Consciência Negra em Salvador
22/11/2010 20h06 - Atualizada em 22/11/2010 20h06
Por bravvo
O objetivo é divulgar a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, considerada um avanço do movimento social por reconhecer que as desigualdades étnicos raciais são determinantes das condições de vida e saúde da população.
A Feira de Saúde abordará os agravos mais prevalentes entre os negros, como a anemia falciforme, chamando a atenção para a alta taxa de mortalidade materna em Salvador e a urgente necessidade da sua redução. Nesse contexto, vão ser desenvolvidas atividades da Campanha pela Redução da Mortalidade Materna. Esta atividade ficará sob a responsabilidade do Comitê Municipal de Combate à Mortalidade Materna, Superintendência de Promoção da Mulher, Áreas Técnicas de Saúde da Mulher e do Adolescente e dos Distritos Sanitário de Brotas, Cajazeiras e Liberdade.
Outros agravos também serão abordados como hipertensão, diabetes, tuberculose e doenças sexualmente transmissíveis, bem como serão oferecidos gratuitamente serviços de aferição de pressão arterial e medição de glicemia. Rezadeiras e benzedeiras também estarão presentes explicando sobre seus trabalhos e oferecendo-os aos interessados.
A II Feira de Saúde da Consciência Negra será encerrada com apresentações culturais dos diversos bairros de Salvador.
Parceiros:
Grupo de Trabalho de Cooperação da Prefeitura com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), integrado pelas Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Reparação, Superintendência de Políticas para as Mulheres e Assessoria de Relações Internacionais. A Associação Cultural do Patrimônio Bantu-ACBANTU também é uma grande parceira, uma vez que os terreiros de Candomblé são espaços de promoção de saúde. A integração visa o reconhecimento e valorização dos saberes tradicionais destas comunidades.
O quê: II Feira de Saúde da Consciência Negra
Onde: Praça da Piedade
Quando: 25 de novembro, das 9 às 17 horas
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Salvador