23/11/2010
Mostra Interativa “Tuberculose tem Cura – SUS pra Valer” em Salvador
23/11/2010 16h39 - Atualizada em 23/11/2010 16h39
Por bravvo
A exposição conta com instalações que simulam um Posto de Saúde cenográfico, onde técnicos orientam o público sobre os fatores de risco, meios de transmissão, prevenção, tratamento, diagnóstico e estratégias de controle da doença, utilizando-se de jogos e brincadeiras didáticas que ajudam a atrair o público e facilitam a assimilação das informações.
Dividida em cinco seções, a Mostra Interativa contará com uma série de jogos didáticos, como o “Pega ou não pega”, que possibilita medir o grau de conhecimento dos participantes e ainda direcionar as orientações dos técnicos e monitores ao público. Em outra seção, um painel com acendimento de lâmpadas convida o público a descobrir que parte da figura mover para impedir o contágio. A Mostra conta ainda com o “Escarródromo”, a “Acolhida” e a “Caixa Preta”, com exibição de fotografias, dentre outros.
Durante a exposição, também serão recolhidas opiniões, manifestações e assinaturas dos visitantes para selar um compromisso de apoio ao controle da doença que será entregue ao Ministro da Saúde. Um espaço de expressão livre e direta, que num pequeno exercício democrático, traduz os pensamentos e sentimentos destas pessoas.
Tuberculose
A tuberculose é uma doença infecto contagiosa crônica transmitida de pessoa a pessoa através das vias aéreas, no contato íntimo e prolongado. Porém, a transmissão é interrompida após o um período de início do tratamento.
Salvador é a sétima capital em número de casos e um dos municípios que o Ministério da Saúde considera prioritários na luta contra a tuberculose, pois registra uma média de 2.500 novos casos a cada ano. Para enfrentar a doença, a Secretaria Municipal da Saúde presta serviços de atendimento ao portador, através do Programa de Controle da Tuberculose.
Atualmente, 73 unidades da rede municipal de saúde oferecem o serviço específico, o que tem facilitado o acesso do paciente. Além de prestar atendimento ambulatorial e disponibilizar medicação, a SMS procura estimular o paciente a realmente aderir ao tratamento, que não pode ser interrompido durante pelo menos seis meses. Para saber qual unidade mais próxima da residência em que mora, a pessoa deve ligar para o Disque Saúde 160.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Salvador (BA)