27/11/2010
Assistência Farmacêutica de Mauá é premiada pelo Ministério da Saúde
27/11/2010 22h22 - Atualizada em 27/11/2010 22h22
Por bravvo
Do total de 166 trabalhos inscritos, Mauá ficou entre os quatro selecionados pelo Ministério da Saúde para receber o Prêmio Nacional de Incentivo ao Uso Racional de Medicamentos, na categoria I – Experiência Bem Sucedida de Profissionais nos Serviços de Saúde.
Na seleção, foi apresentado o trabalho “Estratégias adotadas pelo município visando a garantia de adesão ao uso racional de medicamentos”, que inclui a adoção de metodologias entre os profissionais e a reestruturação da Assistência Farmacêutica, promovendo o acesso da população aos medicamentos básicos essenciais no município.
A premiação acontece na próxima quinta-feira (2), das 14h às 18h, no Auditório Emílio Ribas, Ministério da Saúde, Esplanada dos Ministérios em Brasília.
Histórico
Em 2009, a administração municipal encontrou o almoxarifado da Assistência Farmacêutica esvaziado. A partir disso, a Secretaria de Saúde fez a reposição dos estoques de medicamentos na rede e iniciou a elaboração do Plano Municipal de Assistência Farmacêutica, que prevê, entre outras ações, a criação de um protocolo de padronização de medicamentos essenciais na rede para orientar a oferta, prescrição e entrega aos usuários.
Com isso, foi promovida a reorientação da Assistência Farmacêutica Básica, para ampliar o acesso dos usuários aos medicamentos, promovendo o uso racional. “Isto também representa mais qualidade na prestação de serviços de saúde e economia para a Prefeitura e para o contribuinte. A questão dos medicamentos exerce forte impacto sobre os gastos no setor”, explicou o secretário de Saúde, Paulo Eugenio Pereira Junior. “Queremos promover a saúde da população e garantir o abastecimento, fluxo e compra dos materiais, com a certeza de que o usuário terá segurança, eficácia e fará o uso adequado”, finalizou.
A comissão traçou o perfil dos usuários do Sistema Único de Saúde e dos medicamentos utilizados na rede permitindo a criação de um “diagnóstico” das reais necessidades de saúde da população, atribuídas ao município. O Plano terá como base em informações fundamentais da saúde dos usuários da rede municipal, contando, por exemplo, com investigação sobre o quadro de doenças peculiares na cidade.
Outra ação da Assistência Farmacêutica foi o lançamento do Vai e Vem – Programa de Medicamentos para Todos, em que drágeas ainda na embalagem e os comprimidos na cartela que não serão mais utilizados pelos moradores da cidade, são encaminhados para a Coordenadoria de Assistência Farmacêutica. Os que estiverem dentro do protocolo municipal são redistribuídos na rede.
Este Programa tem duas grandes vantagens: evitar o uso indevido destes produtos em residências, especialmente por crianças, e distribuí-los na rede municipal de Saúde, se estiverem com suas propriedades preservadas.
Imagem meramente ilustrativa
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá (SP)