Logo do ConasemsLogo do SUS
Gestão da informação

01/12/2010

GRS Pedra Azul (MG) mobiliza municípios contra a AIDS

01/12/2010 18h36 - Atualizada em 01/12/2010 18h36

Por bravvo

Jovens_de_Ponto_dos_Volantes_participam_da_campanha_contra_a_AIDSA Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, em parceria com os municípios sob sua jurisdição, realizou no dia 1 de dezembro, uma série de ações em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, que esse ano tem como tema “O preconceito como aspecto de vulnerabilidade ao HIV/AIDS”.

O objetivo da ação é o de sensibilizar a população para que não haja mais preconceito com as pessoas soropositivas e conscientizar os jovens sobre a importância de se fazer sexo com segurança, para evitar a proliferação da doença.   Segundo informações do Ministério de Saúde, de janeiro de 2001 a junho de 2009, houve um aumento significativo do número de pessoas que contraíram o vírus HIV nos municípios das microrregiões de Almenara, Itaobim e Pedra Azul. Pelo menos 43 pessoas já perderam a batalha contra a doença durante este período. Enquanto 38 casos foram notificados no período de 2001 a 2004, outros 51 foram confirmados entre 2005 e 2008 – um aumento de 34,21%. Só no ano passado, de janeiro a julho, já foram notificados mais 13 casos.  
Por isso, a autoridade sanitária e referência técnica de DST/AIDS da GRS Pedra Azul, Zeilzia Silva, acredita que seja tão importante que as ações de promoção e prevenção sejam intensificadas na região. “Pensando na situação da interiorização da AIDS, temos observado que há um aumento da incidência na nossa região. O preconceito ainda é muito arraigado, mesmo com as constantes campanhas que têm sido realizadas. Acredito que essa luta contra a AIDS e o preconceito tem que ser constantes e, por isso, temos que incorporar essas ações de promoção e prevenção no nosso cotidiano de trabalho, envolvendo toda a população”, acredita.    
Ações Em Itaobim, foi montado um stand em frente à igreja matriz, onde a população teve a oportunidade de fazer o teste rápido de hepatite e HIV. Também foi realizada uma blitz educativa na BR 116, com distribuição de aproximadamente dois mil preservativos e palestras nas escolas estaduais com panfletagem e orientação sobre a doença para alunos de 5ª à 8ª série.  

Já o município de Pedra Azul, em parceira com a igreja católica, aderiu à campanha do laço vermelho, que é uma ação da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), que tem como objetivo colocar um laço vermelho, símbolo da luta contra a AIDS, em um ponto de referência da cidade e que esse ano foi colocado na igreja matriz, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na secretária municipal de saúde.   O município realizou, ainda, uma palestra direcionada aos mototaxistas sobre a importância do uso do preservativo e sobre os sinais e sintomas da doença. Já as sete equipes da Estratégia Saúde da Família realizaram orientações nas UBS, além de fazerem panfletagens e participarem de uma passeata pelas principais ruas da cidade.  

Para o enfermeiro e coordenador da Atenção Primária de Ponto dos Volantes, Diogo Sena, as ações de combate à AIDS devem ser realizadas em parceira. “Em nosso município realizamos uma passeata e contamos com o apoio dos alunos e professores da escola estadual Alonzo Barbuda e da escola municipal João José da Silva, com o intuito de sensibilizar a população para combater o preconceito, estimular a luta contra a AIDS e a prevenção”, disse.      

Dia Mundial da Luta Contra a AIDS Este ano, a campanha tem como público primordial os jovens de 15 a 24 anos. Essa escolha foi feita ao se levarem em consideração dados comportamentais como o maior número de parceiros casuais dos jovens em relação aos não-jovens e o elevado índice de jovens (40%) que declaram não usar preservativo em todas as relações sexuais.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pedra Azul (MG)