Logo do ConasemsLogo do SUS
Gestão da informação

02/12/2010

Prefeitura de Anápolis (GO) abre VII Jornada Estratégia Saúde da Família e Programa DST/AIDS

02/12/2010 19h20 - Atualizada em 02/12/2010 19h20

Por bravvo

jornadaaidsDentro das ações referentes ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado em 01 de dezembro, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira, 02, a VII Jornada Estratégia Saúde da Família e Programa DST/AIDS. O evento aconteceu na sede da Associação Médica de Anápolis.

Estiveram presentes o secretário de Saúde, Roberson Guimarães, a representante da coordenação do Programa DST/AIDS, a pediatra Sandra Issa Matos, demais autoridades e servidores municipais de saúde.

O evento teve como foco principal a sensibilização de profissionais da saúde com abordagem do tema do Dia Mundial de Luta Contra a Aids que é O preconceito como aspecto de vulnerabilidade ao HIV/AIDS.

Segundo a médica pediatra Sandra Issa Matos, o programa DST/AIDS é uma evolução do mundo, pois com a tecnologia à disposição da prevenção e do tratamento, fez com que esta doença se tornasse crônica, com possibilidade de procriação e sobrevida adequada. “Com isso, também diminuiu o número de crianças portadoras do vírus graças aos testes realizados em grávidas”, comemora.

Para o secretário municipal de Saúde, a Aids possibilitou um avanço no diagnóstico, prevenção e tratamento de inúmeras outras enfermidades, e também se tornou uma doença 100% tratável, portanto, não curável. “Queremos que ações preventivas sejam aplicadas a todos os profissionais de saúde da cidade, permitindo que estejam devidamente capacitados para colaborar na prevenção”, pontua.

Programa

Em Anápolis, há 402 pacientes portadores do vírus HIV cadastrados e atendidos pelo Programa DST/AIDS desenvolvido na cidade. Estima-se que o número desses pacientes seja bem maior, porém muitos desconhecem seu diagnóstico e outros apesar de saberem que são portadores da doença, não procuram o serviço para cadastro e tratamento adequado, motivado pela vergonha.

A Programa DST/AIDS funciona na Unidade de Saúde Dr. Ilion Fleury Júnior, em Anápolis, e possui o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) com uma equipe multiprofissional que conta com infectologista, pediatra, urologista, enfermeiro, odontólogo, psicólogo, farmacêutico e nutricionista, para atendimento aos portadores do vírus HIV e pessoas que vivem com Aids.

O Programa conta também com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que realiza os exames gratuitos para HIV e Sífilis. Cada Unidade da Estratégia Saúde da Família (PSF) possui um CTA descentralizado. As áreas de Programa de Agentes Comunitários de Saúde dispõem do CTA itinerante, com um microônibus adquirido pelo Programa DST/AIDS para ações de prevenção nos bairros.

Além disso, o Programa fornece materiais educativos e preservativos para alunos e professores de instituições escolares, realiza palestras de prevenção às DST/AIDS nas escolas e faculdades e fornece preservativos para jovens organizadores de eventos de lazer.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Anápolis (GO)