10/12/2010
Arrastão contra dengue percorre bairros em Araçatuba (SP)
10/12/2010 17h12 - Atualizada em 10/12/2010 17h12
Por bravvo
“Os agentes observam se no quintal há objetos que acumulam água ou propiciam a proliferação dos mosquitos Aeds Aegypti ou Palha e orientam o morador a descartá-los”, explica a chefe de serviço Ana Cláudia Gomes da Rocha. Um caminhão é utilizado para recolher os materiais.
Conjuntos habitacionais como Mão Divina e Ezequiel Barbosa também foram visitados nessa quinta-feira. Em uma das residências visitadas pela manhã, os agentes constataram que o cachorro de estimação da família apresentava alguns sintomas de leishmanionse e orientaram os donos para que entrassem em contato com o Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde. “O agente entra na residência e vê tudo: pergunta se tem criança, animais, para ajudar a cuidar da saúde da população” esclarece Ana Cláudia.
Segundo Ana Cláudia Rocha, os objetos mais descartados pela população são os referentes à criação do mosquito Palha, transmissor da leishmaniose. “Os caminhões ficam lotados com sofás velhos, madeiras, camas, galhos, dentre outros entulhos”, destaca. Amanhã (10), as visitas ocorrerão no Bairro Hilda Mandarino.
Quando há casos de suspeita da doença, os agentes encaminham a pessoa ao setor responsável. Se os sintomas são confirmados, é feito trabalho de nebulização nas imediações. Região do Bairro Concórdia será nebulizada nesta sexta-feira (10).
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Araçatuba (SP)