10/12/2010
Saúde de Cotia (SP) implanta sistematização da assistência de enfermagem
10/12/2010 18h14 - Atualizada em 10/12/2010 18h14
Por bravvo
A Sistematização consiste no registro e organização do trabalho realizado pelos enfermeiros, preconizando sempre os cuidados com os usuários da rede municipal de saúde. Para o paciente, a SAE garante mais precisão e eficiência às suas necessidades básicas, bem como a vantagem de priorizar o atendimento individualizado e a comunicação com o enfermeiro.
Para compreender a dinâmica da aplicação da SAE, os profissionais fizeram um estudo de caso e, desta forma, puderam vivenciar situações que encontram na rotina das unidades de saúde.
Para os coordenadores da área, a SAE é um processo de qualificação profissional que valoriza e aprimora a assistência. Além disso, é de grande importância a questão do conceito científico dado à profissão por meio da SAE e a possibilidade de mudança cultural do papel do enfermeiro.
O Secretário de Saúde, Antonio Melo, ressaltou que conta com o apoio dos enfermeiros na implantação da SAE. “A sistematização é um instrumento importante de coleta de dados em enfermagem. Além de registrar as informações de maneira objetiva e científica, a SAE aproxima o profissional do paciente pela forma totalmente humanizada em que prioriza o atendimento individualizado”.
Durante o curso de capacitação, o novo Coordenador de Urgências e Emergências do município, Dr. Isnarde C. Miguel Filho, pediu a colaboração de todos e destacou a importância de trabalhar com protocolo e legalidade. “Vamos profissionalizar e humanizar o atendimento, por isso a SAE é tão importante neste momento”, disse.
O enfermeiro André Luiz que atua na UBS de Caucaia do Alto falou sobre a descentralização do gerenciamento na Secretaria da Saúde. “A Prefeitura está de parabéns com essa nova forma de administrar. O gerenciamento do serviço de forma descentralizada valoriza a capacidade profissional das pessoas”.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cotia (SP)